XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Retite ulcerativa por linfogranuloma venéreo: relato de caso.

Apresentação do Caso

Paciente masculino, 51 anos, com AIDS e histoplasmose disseminada prévios. Vem com sangramento anal e febre de 15 dias de evolução, sensação de corpo estranho anal, empachamento abdominal e crescimento de linfonodo inguinal a direita doloroso sem sinais flogísticos. Ao toque havia presença de 2 mamilos hemorroidários a direita não complicados, úlcera de borda anal ate 3 x 4 em reto baixo a direita dolorosa.

Discussão

Entre as hipóteses diagnósticas principais foram lesão por citomegalovírus, um dos principais agentes oportunistas na AIDS com acometimento de trato gastrointestinal. Realizado exames, nos quais os laboratoriais foram inocentes. Na tomografia havia espessamento irregular de reto distal e linfonodomegalia inguinal direita 2,8 x 3,5cm com infiltrado inflamatório, sugestivo de processo inflamatório/infeccioso. Na colonoscopia tivemos os seguintes achados: exame anal com todo canal anal e reto distal, ambos acometidos por lesões ulceradas extensas, confluentes, centro deprimido e irregular, bordos regulares, com retrações cicatriciais, notou-se secreção branco-amarelado espessa. Presença de inúmeras lesões ulceradas ovaladas e serpenginosas, com fibrina espessa e halo intenso com hiperemia ao redor, com diâmetro entre 0,5 a 1 cm em reto médio e distal, sendo a conclusão do exame: lesões ulceradas de região anorretal, reto médio e distal sugestivas de CMV e linfogranuloma venéreo. Na biópsia com anatomopatológico observou-se colite crônica com extensa erosão e tecido de granulação, tampão fibrino-leucocitário consistente com base de lesão ulcerada, sem achados específicos para outras patologias, a imunohistoquímica com PCR negativo para CMV e positivo para clamídia (Chlamydia sp).

Comentários finais

Diante dos resultados foi realizado diagnóstico de linfogranuloma venéreo, sendo instituído tratamento específico com doxiciclina por 21 dias com melhora de lesões, após laudo sugestivo em colonoscopia. Conclui-se, portanto, que a abordagem em ISTs em geral é sindrômica, demonstrando a importância da caracterização de lesões e laudos sugestivos em colonoscopia com exame de biópsia para diagnóstico etiológico e melhor abordagem terapêutica.

Palavras-Chave

retite ulcerativa, úlceras anorretais, linfogranuloma venéreo, colonoscopia

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

RICHARD CALANCA, ANA CAROLINE DOS SANTOS FERREIRA