XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

A EFICÁCIA DO USO DE PROBIÓTICOS NA TERAPIA DE ERRADICAÇÃO DO HELICOBACTER PYLORI: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.

Introdução

O Helicobacter pylori é um bacilo Gram-negativo que coloniza seletivamente o epitélio gástrico. Na maioria das pessoas, a infecção é assintomática, no entanto, é considerada a principal causa de gastrite crônica ativa e desempenha importante papel na úlcera péptica, bem como na gênese do adenocarcinoma gástrico e linfoma MALT.

Objetivo

Verificar por meio de uma revisão sistemática a eficácia do uso de probióticos na terapia de erradicação do H. pylori, e a diminuição dos efeitos adversos à terapia.

Método

Foram analisados os mais relevantes estudos nas bases de dados MedLine, sendo contemplamos somente os ensaios clínicos controlados e randomizados (ECCR) e meta-análises. A estratégia de busca utilizou as seguintes combinações de palavras-chave: (“Helicobacter pylory” OR “H. pylori”) AND (“probiotcs”). Para identificar os delineamentos dos estudos, foram empregados os seguintes termos: Randomized Controlled Trial, Meta-Analysis, published in the last 12 years, Humans.

Resultados

Fizeram parte do escopo desta revisão doze artigos que demonstraram haver controvérsia nos resultados em relação ao uso de probióticos na terapia de erradicação do H. pylori, mas com boa eficácia na redução dos sintomas adversos. Dentre os estudos analisados, observou-se uma maior taxa de erradicação do H.pylori em seis estudos, e houve uma diminuição dos efeitos adversos aos antibiótico usados no tratamento em oito artigos. A ampla variedade de probóticos gera vieses na avaliação de seu uso na erradicação do H. pylori.

Conclusão

Ainda faltam evidências científicas consistentes para a utilização de probióticos na terapia de erradicação do H. Pylori, porém, nos estudos analisados houve uma melhora na taxa de erradicação quando associado o probiótico à terapia tripla, mas os valores observados não são significantes. Verificou-se também sua eficácia na redução dos efeitos adversos ao tratamento.

Palavras-Chave

Helicobacter pylori; Probiótico; Terapia; Erradicação.

Área

Gastroenterologia - Estômago/Duodeno

Autores

Isadora Cristhine Costa Carneiro Lobato, Marcella Guimarães Ignacchiti Lopes Gomes, Leonardo da Silva Lima, Monick Piton Pereira Loraschi, Monick Piton Pereira Loraschi, Jair Barcelos Neto, Jair Barcelos Neto