XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Fundoplicatura transoral sem incisão: experiência inicial em um serviço de endoscopia no Brasil

Introdução

A fundoplicatura transoral sem incisão (do inglês Transoral Incisionless Fundoplication -TIF) é uma abordagem promissora para a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) que pode diminuir a morbidade em comparação com os procedimentos convencionais anti-refluxo assim como o uso de inibidores de bomba de prótons. Relatamos nossa experiência inicial com esta terapêutica endoscópica liberada este ano para uso pela ANVISA.

Objetivo

Descrever uma série de casos de fundoplicatura transoral sem incisão em um serviço de endoscopia, discutindo seus efeitos nos pacientes em um acompanhamento a curto prazo.

Método

Estudo de série de casos, baseado na revisão de prontuários dos pacientes submetidos a fundoplicatura endoscópica utilizando o dispositivo Esophyx 2.0 no período de fevereiro a agosto de 2021. Os procedimentos foram realizados sob anestesia geral por dois cirurgiões: um participou como endoscopista e o outro realizou a fundoplicatura. A melhora dos sintomas foi avaliada através da diminuição dos sintomas e do uso de inibidores de bomba de prótons.

Resultados

Foram analisados 4 pacientes. Todos eram do sexo masculino, na faixa etária entre 40 e 55 anos. À manometria esofágica, 50% tinham hipotonia do esfíncter esofagiano inferior, enquanto 50% apresentaram normotonia. À pHmetria, 75% apresentaram escore DeMeester característico de refluxo patológico, enquanto 25% apresentaram pHmetria normal. À endoscopia digestiva alta, 75% evidenciaram algum grau de esofagite. Durante o seguimento após fundoplicatura endoscópica, notou-se diminuição progressiva dos sintomas associados à doença do refluxo, assim como do uso de inibidores de bomba de prótons. Não foram observadas complicações ou sintomas adversos.

Conclusões

A fundoplicatura transoral sem incisão mostrou-se efetiva e segura no controle de sintomas da doença do refluxo gastroesofágico.

Palavras-Chave

refluxo, DRGE, TIF, fundoplicatura transoral sem incisão

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

RAPHAEL ROCHA VELOZO, EDUARDO GRECCO, THIAGO FERREIRA DE SOUZA