XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

O IMPACTO DA COLANGIOSCOPIA NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS BILIOPANCREÁTICAS

Introdução

Desde o surgimento da colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), muitos diagnósticos e opções terapêuticas para patologias das vias biliares e pancreáticas foram viabilizadas. No entanto, em muitos casos, a CPRE convencional ainda apresenta limitações em relação ao diagnóstico preciso e terapias efetivas dessas patologias. Nesse contexto, a colangioscopia ampliou as possibilidades de diagnóstico e tratamento. Esse procedimento, sobretudo com o aparelho de operador único, permite avaliação direta de lesões e cálculos da via biliar e terapias diversas.

Objetivo

Avaliar as vantagens da utilização do colangioscópio de operador único de acordo com sua influência no diagnóstico e tratamento de doenças biliopancreáticas.

Método

Revisão de literatura, com metodologia de busca ativa em bases de dados online.

Resultados

Sobre o escovado e biópsia por CPRE convencional, um estudo demonstrou uma sensibilidade de 44,5% e especificidade de 49,7%. Já em outros trabalhos analisando as biópsias por colangioscopia de operador único, a sensibilidade variou entre 84,5% e 96,6% e a especificidade entre 82,5% e 95,8%. Em relação à calculose da via biliar, trabalhos mostram uma taxa de sucesso da litotripsia por colangioscopia de 93,9% na remoção de cálculos que não saíram com cesta ou balão extrator, enquanto a enficteroplastia associada à dilatação com balão demonstrou um sucesso de 72,7% nesses casos. Um outro estudo comparando CPRE com litotripsia mecânica e colangioscopia com litotripsia a laser resultou em 63% e 100% de sucesso, respectivamente. Além disso, a exposição à radiação durante o procedimento foi menor na litotripsia a laser (20989mGcm²) do que na mecânica (40745mGcm²).

Conclusões

A colangioscopia, sobretudo a de operador único, viabiliza um diagnóstico mais preciso e concreto das doenças biliopancreáticas e permite terapias com taxas de sucesso superiores à CPRE convencional. Dessa maneira, favorece o diagnóstico e tratamento precoce dessas patologias, evitando outros procedimentos invasivos em um mesmo paciente.

Palavras-Chave

Colangioscopia; litotripsia; via biliar.

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

RAFAEL UTIMURA SUETA