XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Performance da Endoscopia Digestiva de Alta Definição utilizando luz branca para o diagnóstico da metaplasia intestinal gástrica.

Introdução

A metaplasia intestinal gástrica (MIG) é considerada lesão pré-maligna e o seu diagnóstico por endoscopia implica em exames periódicos na tentativa de detecção do câncer gástrico precoce. Técnicas avançadas de imagem (magnificação, cromoscopia digital) possuem elevada capacidade de predizer a presença de MIG mesmo sem a confirmação histológica. Alguns endoscopistas dispensam a realização de biópsias em pacientes sem alterações endoscópicas. A maioria dos serviços de endoscopia não dispõem das avançadas tecnologias de imagem e poucos estudos avaliaram a performance do diagnóstico endoscópico da MIG utilizando aparelhos convencionais, de alta definição e com luz branca (HDWLE - high definition white light exam).

Objetivo

Avaliar a performance diagnóstica da HDWLE para o diagnóstico de MIG.

Método

Estudo prospectivo realizado em instituição quaternária. Foram incluídos pacientes maiores que 18 anos encaminhados para realização de EDA por motivos diversos. Foram excluídos pacientes com diagnóstico prévio de MIG e/ou passado de cirurgia gástrica. Os pacientes foram submetidos a EDA com HDWLE por endoscopistas experientes (>2000 exames) e biópsias de acordo com o protocolo do Sistema Sydney Atualizado. Lesões endoscopicamente suspeitas de MIG foram biopsiadas separadamente. O diagnóstico histológico foi considerado o padrão-ouro, sendo utilizado o teste de Fisher para o cálculo da sensibilidade, especificidade, acurácia, VPP, VPN e Razão de Verossimilhança.

Resultados

Avaliados 191 pacientes, 156 do sexo feminino (59,6%) e 35 do sexo masculino (40,4%), com uma média de idade de 47,4 anos (±16,4). Em 38/191 pacientes (19,9%) foram evidenciadas alterações endoscópicas sugestivas de MIG, entretanto a confirmação histológica foi feita em apenas 17 pacientes. Em 153/191 (80,1%) não havia de MIG ao exame endoscópico. Nesse grupo, 7 pacientes (4,5%) apresentaram confirmação histológica de MIG. A sensibilidade foi de 70,8%, especificidade de 87,4%, acurácia de 85,3%, com VPP de 44,7% e VPN de 95,4% e RV de 5,6.

Conclusões

A HDWLE apresenta baixa sensibilidade e VPP para o diagnóstico da MIG. As biópsias de forma sistematizada são indispensáveis para o diagnóstico de MIG em serviços que utilizam HDWLE.

Palavras-Chave

Metaplasia Intestinal Gástrica; câncer gástrico; biópsias gástricas, endoscopia digestiva alta; luz branca de alta definição.

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

Pérola Gonçalves Fernandes, Rodrigo Roda Rodrigues Silva, Lucas Gallo de Alvarenga Mafra