XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Análise de variáveis e estratificação do risco de complicações pós-CPRE

Introdução

A Colangioprancreatografia Endoscópica Retrógrada (CPRE) é um procedimento diagnóstico e terapêutico para afecções das vias biliopancreáticas, seja ela benigna ou maligna.Como todo exame invasivo, a CPRE também cursa com algumas complicações e estão presentes em cerca de 10% dos pacientes, podendo aumentar caso o procedimento seja terapêutico. As principais complicações relacionadas à CPRE são: pancreatite, hemorragia, perfuração e colangite. A principal complicação pós-CPRE, a pancreatite aguda, pode estar relacionada a alguns fatores de risco que envolvem o paciente e o procedimento. Diante disso, analisaremos neste estudo algumas variáveis em relação ao paciente, o procedimento e a estratificação do risco das complicações pós-CPRE em pacientes com a via biliar doente.

Objetivo

Análise de variáveis e estratificação dos riscos em primeira CPRE de pacientes com via biliar doente.

Método

Observacional do tipo horizontal, prospectivo e descritivo.

Resultados

O estudo foi realizado entre dezembro de 2020 e julho de 2021, no qual foram analisados 65 casos, sendo excluídos do estudo 18 pacientes que não se adequavam nos critérios de inclusão. Dos 47 pacientes incluídos, foram observadas complicações em 9 casos(19,14%), sendo elas: pancreatite (12,7 %, 6 casos), sangramento (4,2 %, 2 casos) e hematoma retroperitoneal (2,1%, 1 caso). Os casos que cursaram com complicações observamos as seguintes variáveis em comum: maior manipulaçao da papila duodenal, tempo de cateterização da via biliar mais demorado, cateterização do ducto pancreático e infusão de contraste no ducto pancreático. Todas as medidas possíveis para diminuir o risco de pancreatite aguda foram tomadas, como por exemplo, hidratação adequeda durante e após o procedimento e o uso de indometacina via retal. Em relação ao sangramento, os casos foram manejados com terapêutica endoscópica e, o hematoma retroperitoneal não necessitou de intervenção cirúrgica, apenas suporte clínico e exames de imagem para acompanhamento.

Conclusões

Como o esperado, a complicação mais comum apresentada nesse estudo foi a pancreatite aguda (19,4%). Tal complicação esteve presente em 6 casos, composto por cinco homens e uma mulher. Notamos que as variáveis em comum para o desenvolvimento dessa complicação foram: maior manipulação da papila duodenal, maior tempo para cateterização da via biliar, cateterização do ducto pancreático e infusão de contraste no ducto pancreático. Apesar das complicações apresentadas nesse estudo, todos os pacientes tiveram boa resolução do quadro e receberam alta sem maiores consequências.

Palavras-Chave

CPRE, complicações da CPRE, fatores de risco para complicações pós CPRE, pancreatite pós CPRE, sangramento pós CPRE

Área

TCC – Centro de Treinamento - Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada

Autores

Marina Bernardo Carratú Magnani, Thiago Correia da Silva Ganança, Tiago Vieira, Celso Eduardo Patricio, Sandrone Granja de Abreu