XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Estenose esofágica complexa e refratária - Triancinolona como terapia adjuvante.

Resumo

Paciente masculino, 53 anos, com diagnóstico de HIV e imunossupressão severa prévia, retorna para avaliação endoscópica e nova dilatação esofágica por estenose secundária a esofagite por candidíase e Citomegalovírus. Já em programa de dilatação há dois anos, em avaliação cirúrgica, mantinha sintomatologia inalterada e não conseguia progressão no calibre da dilatação com sondas termoplásticas.
Ao procedimento, estenose esofágica intransponível aos 32 cm da arcada dentária superior. É realizada passagem de fio-guia teflonado seguida de dilatação com sondas de 7 a 11mm, mantendo-se segmento estenótico intransponível ao gastroscópio convencional de 9,8mm. É feita avaliação de segmento estenótico com radioscopia e certificado posicionamento adequado de fio guia e dilatação pela sonda.
Definida refratariedade ao tratamento endoscópico e paciente já encaminhado para serviço de cirurgia, propõe-se associação de Triancinolona (10mg em cada quadrante de área lacerada) à dilatação.
Após 4 sessões com novo esquema, paciente apresenta importante melhora sintomática, com progressão da dieta para sólidos, aumento do calibre do segmento estenótico e não recorrência dos sintomas entre os procedimentos.

Palavras-Chave

endoscopia; estenose; dilatação; Savary.

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Alexandre Moraes Bestetti, Spencer Cheng, Maria Fernanda Shinin Merchan, Epifanio Silvino do Monte Junior, Mateus Bond Boghossian, Diogo Turiani Horneaux de Moura, Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura