XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Triangle Operation: Pancreatoduodenectomia com Excisão do Mesopâncreas por via robótica

Resumo

Introdução: O espaço retropancreático entre a artéria mesentérica superior, o tronco celíaco e a veia porta é chamado de mesopâncreas. A excisão do mesopâncreas pode ajudar a reduzir a incidência de ressecção R1 após a pancreatoduodenectomia. A aparência típica após a conclusão desse procedimento é um triângulo, para o qual o procedimento é nomeado.
Métodos: Um homem de 55 anos de idade apresentou uma história de um mês de pancreatite aguda leve. A ressonância magnética revelou um tumor de 2,7 cm na cabeça e processo uncinado do pâncreas com leve dilatação da via bilar e dos ductos pancreáticos. Uma equipe multidisciplinar decidiu que o tratamento cirúrgico inicial era necessário. Entretanto, devido à localização posterior do tumor e à proximidade com a veia mesentérica superior, o paciente apresentava alto risco de ressecção R1, então a operação de Triangle Operation foi indicada. Uma abordagem robótica foi proposta, e o consentimento foi obtido.
Resultados: O tempo da operação foi de 370 minutos, e a perda de sangue estimada foi de 160 mL. A recuperação do paciente foi sem problemas, e ele teve alta no sexto dia de pós-operatório. Nenhuma fístula pancreática pós-operatória foi observada, e o dreno foi removido no 5º dia de pós-operatório. A patologia confirmou adenocarcinoma ductal com margens cirúrgicas livres e 6 linfonodos positivos dos 77 ressecados (T2N2). O paciente começou a quimioterapia adjuvante 18 dias após o procedimento.
Conclusões: Triangle Operation por via robótica é viável e segura para pacientes selecionados. A indicação para o uso dessa operação é a presença de um alto risco para ressecção R1. O vídeo fornecido pode ajudar os cirurgiões do aparelho digestivo a realizar esse procedimento complexo.

Palavras-Chave

cirurgia robótica; pâncreas; pancreatoduodenectomia; mesopâncreas

Área

Cirurgia - Pâncreas

Autores

MARCEL AUTRAN MACHADO, BRUNO HORTENCES MATTOS, MURILLO MACEDO LOBO FILHO, FABIO FERRARI MAKDISSI