XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Remoção endoscópica de cálculo em Síndrome de Bouveret: relato de caso em um Hospital público terciário do Distrito Federal

Apresentação do Caso

Paciente feminina de 55 anos, obesa e hipertensa, vinda 19/04/2021 procedente de outro estado, com queixas de náuseas e vômitos há 15 dias. Traz laudo de endoscopia digestiva alta de serviço privado evidenciando impactação de corpo estranho não especificado em bulbo duodenal. Paciente não se recordava de ter engasgado ou ingerido qualquer tipo de corpo estranho.
Foi realizada endoscopia digestiva alta que evidenciou líquido de estase gástrico e corpo estranho (calculo biliar) com cerca de 4x4 cm de diâmetro impactado em bulbo duodenal, removido para o estômago com auxílio de balão dilatador hidrostático, insuflado até 18 mm além do ponto de obstrução e tracionado junto com o aparelho até o estômago. Com auxílio de basket com litotriptor mecânico foi possível fragmentar o cálculo em pequenos pedaços, um deles removido por cavidade oral, causando lacerações superficiais em esôfago. O restante dos fragmentos ficou em estômago para eliminação espontânea.
Assintomática, realizou endoscopia em 30 dias evidencia patência da fístula biliar em bulbo, com drenagem de bile e colangiorressonância realizada após o procedimento descreve: “trajeto fistuloso entre a vesícula biliar e o duodeno caracterizado por pneumobilia compatível com fístula colecistoduodenal”.

Discussão

Íleo biliar é uma forma rara de obstrução intestinal mecânica, mais prevalente em mulheres com mais de 65 anos. Devido aos sintomas obstrutivos, necessita de resolução precoce, seja por cirurgia ou endoscopia.
Neste caso foi realizado o diagnóstico e terapêutica no mesmo exame.
A modalidade de resolução endoscópica na síndrome de Bouveret poupa a paciente de anestesia profunda e de acesso cirúrgico, permitindo alta hospitalar precoce e menos riscos relacionados à hospitalização.
Neste caso houve sucesso na terapêutica, com paciente assintomática, mas com fístula biliar que optamos por não realizar fechamento endoscópico ou cirúrgico, visto não causar qualquer repercussão clínica.

Comentários finais

Evideciamos caso de síndrome de Bouveret em paciente com sintomas obstrutivos com completa resolução endoscópica. O sucesso do procedimento deveu-se à sua realização em centro de referência, com materiais de litotripsia de cálculos biliares, normalmente usados em CPRE e pessoal treinado em seu manuseio.
Uma alternativa de tratamento seria por modalidade cirúrgica, seja por laparotomia ou laparoscopia, com acesso à cavidade gástrica e duodenal e retirada do cálculo ou com a confecção e cirurgia bilIodigestiva, com maiores morbidade e custo.

Palavras-Chave

cálculos biliares, litotripsia, endoscopia.

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Ana Paula da Silva Pereira Lopo, Eduardo Nasser Vilela, Lucas Santana Nova da Costa, Flávio Hayato Ejima, Rodrigo Aires de Castro, Kelson Lopes Pontes Albano Batista