XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

HEMORRAGIA DIGESTIVA POR VARIZES GÁSTRICAS REFRATÁRIA A TIPS

Apresentação do Caso

Paciente feminina, 66 anos, etilista, tabagista e cirrótica por álcool, interna por cirrose descompensada, manifesta por HDA, secundária à infecção pulmonar. Após estabilização hemodinâmica, a endoscopia digestiva alta revelou varizes isoladas de fundo gástrico (IGV-1). Realizado tratamento endoscópico com aplicação de cianoacrilato. Após um mês, cursa com nova descompensação manifesta por HDA, apresentando-se, dessa vez, refratária à mesma intervenção endoscópica. Submetida à embolização arterial orientada por tomografia e passagem de TIPS com boa resposta clínica. Dois meses após alta hospitalar recorre episódio de HDA em contexto de infecção por COVID 19, motivando nova internação. Avaliação de TIPS por ultrassonografia com doppler mostrou manutenção do fluxo. Realizada tentativa de escleroterapia com cianoacrilato de resgate devido à instabilidade hemodinâmica, sem sucesso. Evolui com múltiplas disfunções orgânicas, infecção nosocomial e óbito.

Discussão

A hemorragia digestiva alta (HDA) ocorre quando sua causa está localizada até o ligamento de Treitz manifestando-se por hematêmese ou melena. Dentre as etiologias possíveis estão as varizes gastroesofágicas (VGE), as quais possuem como possibilidades terapêuticas a escleroterapia endoscópica, embolização arterial por radiointervenção e a confecção de “shunt” portossistêmico intra-hepático transjugular (TIPS). Assim, o objetivo deste relato de caso foi descrever a condução terapêutica de uma paciente internada por hemorragia digestiva secundária a variz de fundo gástrico.

Comentários finais

A história clínica da cirrose, quando não há controle do fator etiológico, inclui, após o período de doença compensada, a progressão para hipertensão portal clinicamente significativa e suas complicações mais frequentemente relacionadas, como hemorragia digestiva e ascite. Após o primeiro episódio de descompensação, os pacientes possuem, em média, sobrevida aproximada de 2 anos. O TIPS é uma terapia que propõe redução do gradiente de pressão portal e está indicado no tratamento da hemorragia digestiva refratária à terapia endoscópica ou mesmo de forma precoce nos pacientes cronicamente descompensados que evoluem com HDA, sendo capaz de estabelecer uma hemostasia inicial em até 90% dos casos de hemorragia varicosa. Dentre as complicações atribuídas ao TIPS estão a encefalopatia, trombose de stent e a hiperplasia íntima dentro do TIPS (podendo levar à redução do fluxo e retorno do gradiente portal elevado).

Palavras-Chave

Hemorragia digestiva alta varicosa; Refratária; TIPS

Área

Cirurgia - Fígado

Autores

Sofia Augustin Rota, Lucas Montiel Petry, Miriam Richartz Rosa, Pedro Henrique Zanella Catto, Nathalie Bordignon Brum, Natália Junkes Milioli, Lucas Eduardo Gatelli, Eduardo Emerim, Carlos Kupski