XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Suboclusão intestinal causada por lipoma duodenal: Relato de caso

Apresentação do Caso

Paciente 75 anos, sexo feminino, sem comorbidades conhecidas, com história de plenitude pós-prandial progressiva com 2 anos de evolução e vômitos pós prandiais tardios com piora progressiva nas últimas semanas, sem sinais de alarme como disfagia, anemia, perda de peso. Realizado endoscopia digestiva alto como primeiro método complementar diagnóstico onde evidenciou-se um abaulamento submucoso em segunda porção duodenal que se expendia até a terceira porção duodenal com características macroscópicas e semiológicas sugestivas de lipoma de grande dimensão, cerca de 5cmx4xm.Complementado a pesquisa diagnóstica com a realização de Eco- endoscopia setorial onde verificou-se ser uma lesão homogênea, predominantemente hiperecóica, com algumas diminutas áreas hipoecóicas, ausência de fluxo vascular ao doppler e localizada na camada submucosa medindo cerca de 39,5mmx 12,5mm.Realizado ligadura elástica da base com Endoloop (Olympus Optical Co, Ltd, Japan) com três cargas onde evidenciou-se mudança de coloração sugerindo estrangulamento de lesão e congestão venosa com posterior injeção submucosa de adrenalina 1 :200000 com auxílio do cateter injetor para hemostasia adicional , após realizou-se ressecção com alça diatérmica seguido de hemostasia mecânica com quatro clips hemostáticos sobre coto remanescente . O anatomopatológico resultado da exérese evidenciou lipoma submucoso bem diferenciado. Não houve complicações referentes ao procedimento.

Discussão

O lipoma duodenal é um tumor benigno raro, são geralmente achados incidentais em exame endoscópico ou radiológico. As localizações mais comuns desses tumores benignos são colón, seguido de íleo e jejuno, sendo os localizados no duodeno, raros. São geralmente assintomáticos , sendo manifestações clínicas agudas como: obstrução, intuscepção, síndrome dispéptica, ulcerações e hemorragia digestiva , ainda mais raras. O tratamento de escolha foi baseado no tamanho da lesão duodenal e na dificuldade de elucidação de seu diagnóstico etiológico, combinado a necessidade terapêutica de outra patologia associada. Apesar de sua raridade, o lipoma duodenal deve ser lembrado como diagnóstico diferencial de tumores da parede do duodeno.

Comentários finais

Lipoma duodenal é um tumor raro do trato gastrointestinal, onde o espectro de manifestações clínicas é amplo podendo ser desde assintomático até casos emergenciais como hemorragias, intuscepção e obstrução intestinal. Portanto deve ser lembrado como diagnóstico diferencial de tumores da parede duodenal.

Palavras-Chave

Lipoma;Duodeno;Neoplasia

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

DAVI MORAES ALBUQUERQUE, RODRIGO TADEU SILVESTRE, CARLOS EDUARDO BRAGA, GILBERTO SOUBHIA FILHO, AUGUSTO GANDOLFI