XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

LINFONODOS IDENTIFICADOS APOS A RESSECÇAO DO CANCER COLORRETAL NA BAIXADA FLUMINENSE

Introdução

O Câncer colorretal é o quarto tipo de câncer mais frequente na população mundial, o terceiro câncer mais comum em homens e o segundo entre as mulheres. É uma doença de incidência relevante no Brasil, com estimativa total de 51.783 novos casos em 20181.No mesmo ano foram contabilizando 25.081 casos tratados pelo SUS2.
Como determinantes para o prognóstico da doença, Dukes em 1932 determinou três características tumorais: Invasão local, acometimento de linfonodos e presença de metástase a distância; parâmetros que também são considerados atualmente.
Estudos indicam que quanto maior o número de linfonodos ressecados maior a precisão ao estadear o tumor assim como a estimativa da sobrevida global, uma vez que ficará mais evidente o grau disseminação neoplásica . A literatura considera um número mínimo de
12 linfonodos nas peças cirúrgicas como indicativo de qualidade das ressecções oncológicas.
Contudo, este valor mínimo nem sempre consegue ser abordado durante o ato cirúrgico

Objetivo

Analisar os dados das colectomias realizadas em um hospital.

Método

Foram avaliados os laudos dos estudos histopatológicos feitos a partir das peças obtidas nas cirurgias de ressecção de adenocarcinomas colorretais no Hospital Geral de Nova Iguaçu no período compreendido entre 01 de janeiro de 2019 à 31 de dezembro de 2019. Os dados demográficos, operatórios e histopatológicos foram coletados por meio de revisão de prontuários e laudos histopatológicos obtidos nos Serviços de documentação científica e de
Anatomia Patológica do Hospital Geral de Nova Iguaçu. As variáveis coletadas incluíram idade, sexo, tipo de operação, grau de diferenciação tumoral, estágio TNM, tamanho do tumor e invasão linfovascular. Em vista que neste tipo de cirurgias, geralmente a ligadura da artéria mesentérica inferior é realizada na origem, sigmoidectomias e as retossigmoidectomias de tumores de reto superior foram classificadas como colectomias esquerdas.

Resultados

Este estudo foi realizado no Hospital Geral de Nova Iguaçu no intuito de estabelecer dados estatísticos a respeito da quantidade de linfonodos identificados nas cirurgias de ressecção de tumores colorretais para gerar uma avaliação crítica sobre a qualidade das cirurgias de caráter oncológico realizadas neste hospital durante o período analisado.

Conclusão

O número médio de linfonodos provenientes das ressecções de tumores colorretais do tipo adenocarcinoma no Hospital Geral de Nova Iguaçu foi de 11 linfonodos.

Palavras-Chave

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

Lorena Ribeiro Teixeira