Dados do Trabalho
Título
TRAQUEOSTOMIA E DISFAGIA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS PEDIÁTRICOS
Resumo
Introdução: Pacientes oncológicos pediátricos podem apresentar intercorrências que resultam na impossibilidade de respiração adequada pelas vias aéreas naturais. As principais causas de TQT são as obstruções de VAS devido à tumoração, danos ao SNC ou intercorrências durante o tratamento oncológico.
Objetivos: Identificar o motivo da realização da TQT nesta população e a presença de disfagia.
Método: Foram analisados os seguintes dados de prontuário dos pacientes em tratamento ou que realizaram tratamento oncológico e que possuíam ou já possuíram TQT: epidemiológicos (sexo e idade), diagnóstico oncológico, sítio da lesão tumoral nos casos de tumores sólidos, tratamento oncológico realizado, motivo de realização da TQT, tempo de IOT prévia, via de alimentação e presença de disfagia.
Resultados: Foram analisados prontuários de 34 pacientes, com média de idade de 9 anos; 64,7% tinham tumor do SNC, 61,8% realizaram TQT por intubação prolongada, 88% pós TQT utilizaram via alternativa exclusiva de alimentação e 79,4% apresentaram disfagia grave, tendo sido encaminhados para reabilitação fonoaudiológica..
Conclusões: A maioria dos pacientes tinham tumor do SNC, apresentaram tempo prolomgado de IOT e disfagia grave, com utilização de via alternativa de alimentação exclusiva no período imediato à TQT.
Área
Reabilitação
Autores
Isabella Amélia Espírito Santo, Nathalia Oliveira Bortolatto, Maria Inês Rebelo Gonçalves