Dados do Trabalho
Título
A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DA CLASSE HOSPITALAR DURANTE O TRATAMENTO DO CÂNCER INFANTOJUVENIL NO PERÍODO DA PANDEMIA PELO COVID-19
Resumo
Introdução: O tratamento oncológico provoca diversas mudanças na vida da criança e do adolescente, principalmente, o afastamento do ambiente escolar. A Classe Hospitalar é encarregada por manter o vínculo com a escola de origem durante o processo de hospitalização. A pandemia pelo COVID-19 trouxe vários desafios e mudanças na educação, cabendo aos professores se reinventarem para manter o vínculo escolar dos alunos-pacientes. Objetivo: Avaliar a percepção e estratégias dos professores da Classe Hospitalar quanto ao ensino de crianças e adolescentes durante o tratamento de câncer no contexto da pandemia pelo Covid-19. Método: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, retrospectivo de caráter quali-quantitativo com amostra de 8 professores atuantes na Classe Hospitalar de um Cancer Center, localizado em São Paulo. Aprovado no Comitê de Ética pelo número CAAE 53833321.0.0000.5432. Resultados: Em torno de 87,5% representam o sexo feminino e 12,5% do sexo masculino, com idade média de 40 anos e com atuação média na instituição de 4 anos. Quando questionados sobre a Classe Hospitalar, responderam ser um ambiente acolhedor que garante o direito à educação para crianças e adolescentes impossibilitados de frequentar a escola regular. No que se refere às mudanças ocasionadas pela pandemia, evidenciou-se o ensino remoto, flexibilização nos horários, maior participação dos familiares, aumento da jornada dos professores e no número de estudantes. No que tange às estratégias utilizadas, uso de plataformas digitais para comunicação e envio de atividades. Sobre os maiores desafios enfrentados, temos a adaptação às plataformas digitais, criatividade para elaborar atividades lúdicas à distância e falta de acesso à internet pelos alunos-pacientes. Conclusão: Diante dos resultados obtidos, foi possível analisar que os professores da Classe Hospitalar tiveram que se reinventar durante a pandemia do Covid-19 através de novas estratégias e tecnologias para dar continuidade no cronograma pedagógico. O atendimento remoto proporcionou um aumento no número dos alunos devido à facilidade ao acesso e flexibilização de horários. Posto isso, outro fator a ser mencionado são os desafios enfrentados pelos professores, dado que muitos tiveram a sua jornada de trabalho aumentada por conta do obstáculo em utilizar meios tecnológicos e da criação de materiais didáticos para atender todos os alunos/pacientes à distância.
Área
Outros
Autores
Juliane Aparecida Lima dos Santos, Maria Alice Santos Rocha