Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

A VISÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL EM RELAÇÃO À CLASSE HOSPITALAR DE UM CANCER CENTER

Resumo


Introdução: A educação escolar é um dos primeiros contatos da criança com o meio social, sendo fundamental para o desenvolvimento cognitivo e construção do indivíduo. No caso da criança e do adolescente com câncer, essa relação com a escola é interrompida devido aos efeitos colaterais e/ou internações prolongadas. Nesse contexto, a Classe Hospitalar segue como uma forma de manter esse vínculo interrompido e minimizar o sofrimento, através de atividades lúdicas e acolhedoras. Objetivo: Avaliar a percepção dos profissionais da saúde sobre a eficácia da classe hospitalar durante o tratamento de crianças e adolescentes acometidos pelo câncer. Método: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, retrospectivo de caráter quali-quantitativa com uma amostra de 22 profissionais de saúde atuantes na oncologia pediátrica de um Cancer Center, localizado na cidade de São Paulo. Utilizou-se um questionário com 10 perguntas, contendo questões abertas e fechadas. Aprovado no Comitê de Ética sob número CAAE 53833321.0.0000.5432. Resultados: Cerca de 90,9% dos participantes são do sexo feminino e 9,1% do sexo masculino, em relação a formação acadêmica 36,4% enfermeiros, 27,3% técnicos de enfermagem, 13,6% fisioterapeutas, 9,1% médicos e 4,5% fonoaudiólogos, assistentes sociais e nutricionistas. Em relação à atuação na pediatria, 54,5% na unidade de internação, 31,8% na unidade de terapia intensiva e 13,6% no pronto socorro. Em torno de 95,5% responderam conhecer a Classe Hospitalar. Dos que já vivenciaram uma interação entre aluno e professor, 95,5% relataram já terem presenciado e notaram a dedicação e uso de atividades lúdicas pelos professores, além da diminuição do estresse, melhora no enfrentamento da doença e acolhimento. Todos os participantes relataram achar que o afastamento da escola prejudica o enfrentamento da doença e sobre os prejuízos causados pelo tratamento, destaca-se o isolamento social, ansiedade, depressão, prejuízo nas relações interpessoais e atraso no desenvolvimento. Conclusão: Conclui-se que o conhecimento da Classe Hospitalar pelos profissionais que atuam na oncologia pediátrica é essencial para promover o conhecimento desse ramo, visto que é um ambiente de acolhimento e desenvolvimento para as crianças e adolescentes durante a internação. Diante disso, é importante salientar que há a necessidade de desenvolver mais estudos voltados a essa área com objetivo de promover o benefício da educação durante o enfrentamento do câncer.

Área

Enfermagem

Autores

Juliane Aparecida Lima dos Santos, Maria Alice Santos Rocha