Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

Diagnóstico clínico, laboratorial e radiológico de tuberculose em crianças com suspeita de neoplasia em um hospital de oncologia pediátrica

Resumo

Apresentação de caso: Relatamos os casos de 6 pacientes, 4 crianças encaminhadas por suspeita de neoplasia, 1 paciente fora de tratamento com suspeita de recidiva e 1 paciente com suspeita de metástase pulmonar ao diagnóstico. O diagnóstico de tuberculose (TB) ganglionar, pulmonar, peritoneal e óssea foi estabelecido por imagem e confirmado por biópsia, e em 1 dos casos, por score de pontuação.

Discussão: A incidência anual do câncer infantil é de 200 mil casos, sendo que 80% deles se encontram em países de baixa e média renda. Da mesma forma, a incidência de TB no Brasil é de 75709 casos, contudo nos 30 países de alta carga de TB, incluindo o Brasil, só 10% dos casos em crianças são reportados. A TB pode ser pulmonar ou extrapulmonar com sintomas constitucionais persistentes, linfadenopatias e massas abdominais ou mediastinais presentes também no câncer infantil. Nesse sentido as imagens têm um papel fundamental no diagnóstico. As características radiológicas da TB pulmonar mais frequentes são linfadenopatias hilares e mediastinais necrosadas e consolidações formando massas que geram compressão. As massas mediastinais, por sua vez, são uma causa de suspeita oncológica frequente. Outros achados frequentes no tórax são nódulos pulmonares, podendo ser confundidos com metástase. Os pacientes com câncer são um grupo de alto risco para TB, podendo ter diagnóstico duplo na apresentação. A TB abdominal pode imitar uma doença linfoproliferativa ou metástase e nas imagens, a presença de linfonodos mesentéricos necrosados é uma característica que aponta para uma etiologia tubercular. Para o diagnóstico de TB pulmonar infantil, o ministério de saúde de Brasil recomenda o uso de um score que compreende informação clínica, epidemiológica e radiológica. Estes critérios foram usados no paciente com TB pulmonar, porém quando aplicados nos casos de TB extrapulmonar, mostraram-se úteis.

Comentários finais: O câncer infantil é uma doença rara na infância e com diagnóstico desafiador, da mesma forma que a TB, ambas compartilham características clínicas e podem ser confundidas ou apresentar-se ao mesmo tempo. Massas mediastinais, ascite, nódulos pulmonares, massas paravertebrais são apresentações da TB e do câncer infantil, tendo certas características radiográficas que auxiliariam no diagnóstico. Dada a alta incidência e subdiagnóstico da TB em pacientes endêmicos como o Brasil, é importante considerá-lo como diagnóstico diferencial.

Área

Outros

Autores

Lorena del Rocio Escalante Romero, Carla Renata Macedo Pacheco, Fabianne Carlesse