Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NAS PESQUISAS CIENTÍFICAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Resumo

INTRODUÇÃO: Crianças e adolescente com diagnóstico de neoplasia tem o seu estado biopsicossocial afetado. A grande maioria dos pacientes são convidados a participar de pesquisas clínicas e/ou quali/quantitativos, que tem a finalidade de analisar achados que poderão contribuir para o avanço no tratamento, bem como para uma melhor qualidade de vida. O brinquedo terapêutico mostra-se como uma importante ferramenta para auxiliar os pesquisadores a lidarem com as percepções e sentimentos dos pacientes pediátricos. OBJETIVO: Relatar a experiência do uso de um brinquedo terapêutico durante a coleta de dados de uma pesquisa quantitativa. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência com análise crítica sobre as percepções de pesquisadores acerca do uso de um brinquedo, durante a coleta de dados de uma pesquisa sobre fadiga e qualidade de vida na oncologia pediátrica. A vivência ocorreu em um hospital pediátrico de grande porte do Sul do Brasil, onde foram realizadas, no primeiro semestre de 2022, coletas de dados sociodemográficos, clínicos e aplicação de instrumentos com finalidade de analisar a qualidade de vida e nível de fadiga na população pediátrica em tratamento oncológico. RESULTADOS: Durante as coletas de dados, cada paciente expressava a importância daquele momento, na qual os permitia refletir e relatar sinais e sintomas relativos ao aumento da fadiga e da redução da qualidade de vida. Os pacientes questionavam “se teriam outros momentos assim” ou alegavam “que legal, nunca tivemos isso”. Foi identificada a necessidade e importância de ofertar maneiras de os pacientes falarem sobre seus sentimentos. Os pesquisadores adquiriram um boneco chamado “Zorgo”, cujo objetivo é “comer e digerir” sentimentos ruins e os medos das crianças; este foi desenvolvido por uma psicóloga do Rio Grande do Sul. CONCLUSÃO: Todo o processo de tratamento durante a infância e adolescência exige do profissional um olhar não só para a patologia. É preciso de ferramentas que permitam que todo esse processo seja o menos danoso possível. O brinquedo terapêutico é uma ferramenta, já estabelecida pela literatura com objetivo de lidar com as percepções e sentimentos das crianças frente aos tratamentos e procedimentos, mas que também pode ser utilizada durante coletas de dados de pesquisas, a fim de ajudar o infante com os sentimentos evidenciados e/ou desencadeados pelas entrevistas e demais metodologias de pesquisa.

Área

Enfermagem

Autores

Danielle Pletes dos Santos, Lucas Paulo de Souza, Juliana Dos Santos Barbosa, Ana Cristina Wesner Viana, Gisele Pereira De Carvalho