XVII Congresso Paulista de Urologia

Convidado


FABIO SEPULVEDA LIMA

FABIO SEPULVEDA LIMA

SALVADOR - BAHIA / BA

Desde 2018 Dr. Fábio Sepulveda é Chefe do Grupo de Endourologia e Litíase Urinária do Programa de Residência Médica em Urologia da Universidade Federal da Bahia, Salvador – Bahia – Brasil. Possui experiência no manejo global da litíase urinária (diagnóstico, tratamento cirúrgico e medicamentoso e prevenção de recidivas) em pacientes adultos e pediátricos, principalmente em nefrolitotomia percutânea (NLPC), com mais de 600 procedimentos realizados, a maioria deles em decúbito dorsal.

Nos últimos 12 anos, tem se dedicado ao aprimoramento e difusão de procedimentos endourológicos avançados, com foco em nefrolitotomia percutânea e sua abordagem miniaturizada (Miniperc) e cirurgias combinadas (ECIRS, MINIECIRS). Colabora ativamente com profissionais do Brasil e do exterior no desenvolvimento de modificações técnicas para redução da radiação ionizante, principalmente com a padronização do acesso percutâneo guiado por ultrassom, totalmente sem fluoroscopia, com diversas publicações, palestras e cursos práticos desenvolvidos nestas áreas. 

Atualmente é membro do Departamento de Endourologia (2016-2017;2020-2023) e foi membro da Comissão de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Urologia (2016-2021).

Foi Fellow em Cirurgia Minimamente Invasiva em Urologia na Universidade Federal de São Paulo - Brasil (2009-2011) e um dos primeiros cirurgiões robóticos certificados no nordeste do Brasil.

Imprimir

Atividades

Voltar