Normas de submissão
I - Informações importantes
- Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja com a inscrição paga no evento. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já submetido.
- Todos os resumos deverão ser submetidos pelo site do congresso.
- Os resumos podem ser submetidos por médicos, estudantes e outros profissionais, membros ou não-membros da ASBAI.
- Não haverá limite de trabalhos por inscrito. Caso o resumo seja aceito para apresentação, esta deverá ser feita pelo primeiro autor.
- Não serão aceitos resumos com revisão da literatura, exceto a revisão sistemática.
- Os trabalhos financiados pela indústria farmacêutica deverão ser especificados no campo correspondente do formulário eletrônico de submissão.
- Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em caso de desistência ou não comparecimento ao Congresso.
- Poderão ser incluídos até 10 autores para cada resumo. No caso de se tratar de estudo multicêntrico, o que deve estar explícito no resumo, serão aceitos até 20 autores. Caso o trabalho seja inscrito como multicêntrico e isso não for comprovado pelos vínculos declarados dos autores e/ou no resumo, o trabalho não será avaliado.
IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também deve estar incluído entre os 10 autores listados.
- Resumos de trabalhos muito semelhantes realizados pelo mesmo grupo não serão aceitos.
- O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.
- Os resumos deverão ser submetidos até às 23h59 de 19/08/2024 (Hora de Brasília) em seu formato final. Após esta data não será permitida NENHUMA modificação no texto do resumo ou na lista de autores.
- A Comissão Organizadora e a Comissão de Trabalhos Científicos do Congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos resumos submetidos, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.
- Todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor e são de sua inteira responsabilidade. É preciso, portanto, estar atento à correta grafia de nomes e redação do texto. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) ou textos com erros de digitação ou de redação não poderão ser alterados e constarão no programa oficial, certificado digital e anais do evento da maneira como informado pelo autor principal no momento da submissão.
II. Instruções para preparação de resumos (apresentação oral ou pôster)
1. Título
O título deve ser conciso e refletir adequadamente o estudo a ser apresentado. O título tem um limite de 250 caracteres com espaços.
2. A organização do resumo deve incluir as seguintes especificações:
A. Introdução: Contexto do estudo com uma breve justificativa, objetivos e hipótese a ser testada (preferivelmente 1-2 frases).
B. Métodos: Um resumo dos preditores e desfechos analisados, assim como os métodos utilizados.
C. Resultados: Um resumo dos resultados, incluindo dados quantitativos, apresentados com detalhes suficientes e com as devidas análises estatísticas para sustentar as conclusões.
D. Conclusões: Síntese sobre o significado e o impacto dos achados. NÃO serão aceitas conclusões que contenham frases do tipo “os dados serão discutidos” ou “outros dados serão apresentados”.
NÃO serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.
3. Tabelas e gráficos NÃO são permitidos.
4. Relatos de Casos
Serão considerados para apresentação os Relatos de Casos que incluírem achados novos e/ou relevantes. Descrição de casos rotineiros ou condições comuns NÃO serão aceitos para pôster ou apresentação oral.
Os Relatos de Casos devem ser estruturados da seguinte maneira:
A. Introdução: breve justificativa para a apresentação do caso.
B. Relato do caso: principais dados de propedêutica, evolução e exames complementares.
C. Discussão: comentários sobre o caso descrito e o que de novo e/ou relevante foi apresentado.
5. O texto do resumo não deve exceder 2.000 caracteres com espaços.
6. Os resumos devem ser submetidos na língua portuguesa ou inglesa. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas. É responsabilidade do autor a submissão do resumo correto, em linguagem clara e formato apropriado.
7. O autor poderá escolher, no momento da submissão, entre apresentação como tema livre ou no formato de pôster, entretanto a decisão final sobre a forma de apresentação cabe à comissão de trabalhos científicos.
8. A instituição onde o trabalho foi realizado, assim como o nome dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto da submissão eletrônica.
9. Referências, agradecimentos e ajuda financeira NÃO devem ser mencionados no resumo.
10. Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica.
11. Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
12. Nomes comerciais de drogas não são permitidos, apenas o nome genérico ou princípio ativo, que deve ser escrito em letras minúsculas.
III. Temas
Para fins de análise e programação, os resumos serão divididos nas seguintes Áreas Temáticas:
» Alergia Alimentar
» Alérgenos
» Anafilaxia, Alergia a himenópteros e Alergia ao látex
» Asma e lactente sibilante
» Autoimunidade e Transplantes
» Dermatite atópica e de contato
» Hipersensibilidade a medicamentos
» Imunodeficiências
» Imunologia básica
» Imunoterapia e imunobiológicos
» Outros
» Procedimentos diagnósticos
» Rinite, rinossinusite, polipose nasal e alergia ocular
» Urticária e angioedema
IV - Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:
1) Acesse a área restrita através do menu [Meu login], fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.
2) Clique no menu [Inscrições científicas - Trabalhos].
3) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.
4) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de submissão de trabalhos.
*O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores.
5) Assinale a modalidade preferencial = Apresentação Oral OU Pôster Eletrônico.
6) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão [Sair].
7) Após a submissão do resumo, será enviado um e-mail automático para o autor que o submeteu, confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas essas informações estão corretas. Caso haja algum erro, você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes. Atenção, você poderá realizar alterações em resumos já submetidos somente até a data limite para submissão.
8) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo Fale Conosco informando o evento e o problema ocorrido.
9) Para novos acessos a web, basta informar E-MAIL/CPF e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção [Esqueci minha senha].
V - Aprovação dos resumos
Se o resumo for aceito para apresentação no LI Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, o autor responsável por sua submissão será comunicado por e-mail a partir do dia 04/10/2024.
Os resultados também serão divulgados no site, na área restrita do autor, no menu [Trabalhos >> Aprovados].
A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar resumos, sem informar os motivos da recusa.
VI - Instruções aos trabalhos aprovados
1. Os trabalhos deverão ser apresentados na língua portuguesa.
2. Temas livres
2.1) A apresentação oral deverá ser feita em 8 minutos, havendo mais 2 minutos para discussão.
2.2) A apresentação deverá ser elaborada utilizando-se slides compatíveis com PowerPoint®. O apresentador deverá comparecer com antecedência de 1 hora ao Mídia Desk / Sala VIp para salvar o arquivo no sistema.
BAIXE AQUI o template dos slides para a apresentação.
2.3) As informações sobre o dia de sua apresentação, horário e sala serão enviadas aos autores e disponibilizadas no site após a divulgação dos resultados das avaliações. Não será possível alterar a data da apresentação.
2.4) As apresentações serão avaliadas por 3 membros designados pela Comissão Científica, com expertise na área temática.
2.5) Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido o certificado.
3. Pôster Digital
3.1) Os trabalhos aprovados para esta modalidade não terão apresentação. Apenas exposição durante o período do congresso.
3.2) O autor que submeteu previamente o trabalho através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
• Os trabalhos aprovados para esta modalidade ficarão em exposição durante todo o período do congresso e poderão ser acessados em qualquer um dos totens disponíveis. Os congressistas podem encontrar os trabalhos por código (ID), título e/ou assunto.
3. 3) O envio do e-poster deve ser feito pelo link: https://e-poster.com.br/cbai2024/. Neste link contém todas as informações de preparo, bem como o template padrão do e-pôster.
3. 4) Prazo para envio do e-poster: 14/11/2024, até ás 23h59 - Horário de Brasília.
ATENÇÃO: O código (ID) do trabalho fica na área do autor responsável pela submissão.
4. Pôster Digital Comentado
*Esta modalidade inclui apresentação.
4.1) O envio do e-pôster deverá ser feito pelo link: https://e-poster.com.br/cbai2024/. Neste link contém todas as informações de preparo, bem como o template padrão do e-pôster.
4.2) Prazo para envio do e-poster: 14/11/2024, até as 23h59 - Horário de Brasília.
4.3) O autor que submeteu previamente o trabalho através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
• Os trabalhos aprovados para esta modalidade ficarão em exposição durante todo o período do congresso e poderão ser acessados em qualquer um dos totens disponíveis. Os congressistas podem encontrar os trabalhos por código (ID), título e/ou assunto.
4.4) As informações sobre o dia de sua apresentação, horário, número do totem e categoria serão enviadas aos autores e disponibilizadas no site após a divulgação dos resultados das avaliações. Não será possível alterar a data da apresentação.
4.5) Cada autor terá 5 minutos para uma breve apresentação do seu trabalho.
ATENÇÃO: O código (ID) do trabalho fica na área do autor responsável pela submissão.
VII - Cronograma das Apresentações Orais e das Sessões de Pôster Comentado
Os autores também receberão as instruções específicas por e-mail e pela área restrita – no menu [Trabalhos] por ocasião do fim do processo de avaliação dos trabalhos enviados.
SESSÃO PÔSTER COMENTADO
15/11/2024
10:00 - 10:30
15:00 - 15:30
16/11/2024
10:00 - 10:30
TEMAS LIVRES (APRESENTAÇÃO ORAL)
15/11/2024
Arena científica - 15:30 - 17:00
17/11/2024
PRÊMIO ERNESTO MENDES DE INCENTIVO À PESQUISA EM ALERGIA
SALA 05
08:30 - 10:00
10:30 - 12:00
VIII - Publicação
Todos os trabalhos aprovados serão publicados em versão online dos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia e o suplemento já está disponibilizado no site oficial do congresso.
Clique aqui para fazer o download.
IX - Premiação
- PRÊMIO ERNESTO MENDES DE INCENTIVO À PESQUISA EM ALERGIA
Os trabalhos serão apresentados em sessões especiais, e julgados por membros da Comissão Científica do Congresso e Diretoria da ASBAI, que premiará os melhores trabalhos em cada modalidade.
Para concorrer, os resumos deverão ser OBRIGATORIAMENTE inscritos por primeiro autor com idade até 35 anos (completos até o primeiro dia do evento). É necessário marcar a opção dentro do formulário de envio de trabalho: “Desejo concorrer ao PRÊMIO ERNESTO MENDES DE INCENTIVO À PESQUISA EM ALERGIA”.
O prêmio para o 1º lugar de Alergia e 1º lugar de Imunologia consistirá em certificado impresso e pacote completo para participação no LII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, concedidos ao primeiro autor.
Inclui inscrição, passagem e hospedagem durante o congresso.
Para o 2º lugar de Alergia e 2º lugar de Imunologia, serão emitidos certificados de menção honrosa.
- PRÊMIOS OSWALDO SEABRA E ANTONIO OLIVEIRA LIMA
Para concorrer a um destes prêmios, os participantes deverão obedecer ao seguinte regulamento:
1. DA FINALIDADE
Artigo 1º. O prêmio Oswaldo Seabra tem como finalidade estimular a pesquisa em Alergia Clínica; o prêmio Antonio Oliveira Lima tem por finalidade estimular pesquisa em Imunologia.
Artigo 2º. Poderão candidatar-se aos prêmios Oswaldo Seabra e Antonio Oliveira Lima sócios de qualquer categoria da ASBAI.
Artigo 3º. Os trabalhos deverão ser enviados até às 23h59min horário de Brasília da data de 12/08/2024, definido para submissão de trabalhos IMPRETERIVELMENTE.
Artigo 4º. Os trabalhos deverão ser acompanhados de uma carta assinada por todos os autores em que conste:
1. Título do trabalho e solicitação de inscrição ao prêmio ao qual pretendem concorrer.
2. Concordância com o regulamento a ser seguido para concorrer ao referido prêmio, cuja entrega obrigatoriamente estará condicionada à publicação do trabalho completo nos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia como Artigo Original.
3. Declaração de que o trabalho não foi submetido, não se encontra em avaliação e nem foi publicado em nenhum periódico nacional ou estrangeiro.
Pelo menos UM dos autores deverá estar inscrito no Congresso e quite com a Tesouraria da ASBAI.
2. DOS TRABALHOS
Artigo 5º. A redação dos trabalhos deverá obedecer RIGOROSAMENTE às normas estabelecidas para publicação nos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia.
Artigo 6º. Não poderão concorrer trabalhos já publicados ou submetidos a revistas científicas.
Artigo 7º. Cada trabalho só poderá concorrer a UM dos prêmios oferecidos durante o LI Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia.
Artigo 8º. Os autores interessados em apresentar os trabalhos durante sessão de apresentação oral no congresso, deverão fazer a submissão dos resumos atendendo às regras dispostas para tal.
3. DA COMISSÃO JULGADORA
Artigo 9º. Os trabalhos apresentados serão avaliados de forma anônima por uma Comissão Julgadora composta por cinco membros indicados pela Diretoria da ASBAI e pela Comissão Organizadora do Congresso.
Artigo 10º. Um dos membros da Comissão Julgadora será designado presidente e coordenará os trabalhos da Comissão.
4. DO JULGAMENTO
Artigo 11°. A Comissão Julgadora deverá obedecer aos seguintes critérios na avaliação dos trabalhos apresentados:
- originalidade
- relevância
- atualidade
- redação
- objetivos propostos alcançados
Artigo 12º. A decisão tomada pela Comissão Julgadora sobre a escolha do trabalho premiado será considerada suprema, irrevogável e inapelável.
5. DA ENTREGA DOS PRÊMIOS
Artigo 13º. O trabalho vencedor de cada um dos prêmios será anunciado durante a sessão de abertura do LI Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia.
Artigo 14º. Os prêmios serão entregues após a publicação do trabalho no AAAI e constarão de diploma e dos seguintes valores:
PREMIAÇÃO
Prêmio Oswaldo Seabra R$ 3.000,00 (três mil reais)
Prêmio Antonio Oliveira Lima R$ 3.000,00 (três mil reais)
ATENÇÃO: Trabalhos inscritos para concorrer aos Prêmios Oswaldo Seabra e Antonio Oliveira Lima, automaticamente NÃO poderão concorrer ao Prêmio Ernesto Mendes de Incentivo à Pesquisa.
X - Certificados
Após o congresso o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante presença no evento). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área [Certificados], localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a [Pesquisa de Satisfação].
Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.
- Será emitido um primeiro certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão.
- Em um segundo certificado constará o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador.
- Pelo menos um dos autores deverá comparecer ao evento para que o certificado seja emitido posteriormente.
- Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que esteja inscrito no congresso, tenha comparecido e exposto o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado através do Fale Conosco [Trabalhos] do site do congresso.