XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

A comemoração como coadjuvante do cuidado em um serviço de Radioterapia – Um Relato de Experiência

Introdução

A radioterapia consiste no emprego da radiação ionizante para destruir ou impedir a proliferação das células tumorais. Devido a múltiplos fatores como o longo tempo de tratamento e a diversidade de sintomas físicos e psicológicos relacionados à doença e ao tratamento, o término da radioterapia é um motivo de comemoração para o paciente. A etapa de conclusão permite que os pacientes retornem as suas atividades rotineiras e laborais, proporcionando satisfação em recuperarem o seu espaço na sociedade e, muitas vezes, recuperar o seu papel familiar.

Objetivo

Divulgar métodos de comemoração adotados em um centro de radioterapia de um Hospital privado do Sul do Brasil.

Método

Baseado na árvore da experiência do paciente, adaptamos uma árvore decorada com borboletas. Esta figura caracteriza o processo emocional pelo qual o paciente passa desde o seu diagnóstico até o término do tratamento. Ao final das sessões de radioterapia, o paciente é convidado a descrever como foi sua experiência, deixando registrado uma frase que representa este momento. Os pacientes que estão iniciando o tratamento são convidados a lerem estas mensagens, com o propósito de amenizar a ansiedade relacionada ao desconhecido. Além disso, criamos uma moldura do instagram com escrita “última radioterapia”, onde possibilita o registro do paciente com os profissionais os quais contribuíram para a conclusão desta etapa. O tratamento radioterápico, na maioria dos casos é realizado em vários dias, logo, apresentando a possibilidade da sessão de radioterapia coincidir com a data de aniversário do paciente. Para este momento, criamos um balão e cartão comemorativos, no qual a equipe poderá assinar e deixar uma mensagem.

Resultados

Percebemos que a conclusão da radioterapia é de extrema importância para o paciente, representando o fechando de um ciclo, onde o mesmo demonstra gratidão pelo cuidado, proporcionando um momento de troca de experiência entre paciente e equipe. Permite ao paciente celebrar objetivamente a conclusão de uma etapa, deixando para trás os medos, as angústias e as dores relacionadas a esta fase, sentindo-se mais leve e confiante para dar continuidade em sua trajetória.

Conclusão

Conclui-se que toda vivência da doença e tratamento geram sentimentos de incerteza, medo, angústia, e a finalização do ciclo mediante a comemoração é de extrema importância, tornando-se fonte de gratidão para os que encerram e de estímulo, positividade e confiança aos que iniciam.

Palavras-chave

radioterapia, enfermagem oncológica, cuidado centrado no paciente

Área

XVIII Encontro de Enfermeiros Oncologistas em Radioterapia

Autores

LUCIANE BORELLI FINATTO, CARLA BIBIANA SILVEIRA DA SILVEIRA, CRISTHIANE DE MATOS VIEIRA, GÉSSICA MALTHA DA SILVA, JANAINA DA SILVA FLOR, MÁRCIA INES ELY, TAIANA KESSLER GOMES SARAIVA, VANESSA DA SILVA ALVES