XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

Avaliação Dosimétrica no Ultra Hipofracionamento de Mama

Introdução

O câncer de mama constitui a neoplasia mais freqüente nas mulheres, e a pandemia da doença coronavírus (COVID-19) exigiu uma adaptação das práticas da radioterapia mamária reduzindo o risco potencial de exposição ao vírus.
Guidelines internacionais estimularam o tratamento em 5 frações do protocolo FAST-Forward.

Objetivo

Identificar variações de dose no coração e pulmão ipsilateral, de pacientes de câncer de mama que realizaram seu tratamento no esquema ultra hipofracionado, de acordo com o protocolo FAST-Foward.

Método

Foram analisadas 10 pacientes com câncer de mama direita e esquerda entre agosto/2020 a junho 2021 que realizaram seu tratamento na dose de 26Gy em 5 frações, no acelerador linear Clinac® Trilogy (Varian) com IGRT diário.
O sistema de planejamento Eclipse® foi utilizado para o delineamento dos órgãos de risco, volumes alvo e cálculo de distribuição de dose através do Algoritmo Analítico Anisotrópico (AAA) com correção de heterogeneidade.
Foram analisados os seguintes parâmetros: V1.5 Gy, V7 Gy na área cardíaca e V8 Gy em pulmão ipsilateral.

Resultados

Os objetivos dosimétricos foram alcançados, com exceção de uma paciente que excedeu o limite máximo no V1.5 Gy da área cardíaca

Conclusão

Como a redução do numero de dias de tratamento especialmente conveniente neste momento, e com a analise dosimétrica, a maioria dos caso respeitou os contrainsts dosimétricos , justificando sua utilização.

Palavras-chave

ultra hipofracionamento, mama

Área

XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Autores

ANA LUCIA LIMA, ROSANA RODRIGUES ANDRADE, MARIA CAROLINA LOPES PERDIGÃO , GERALDO SANTOS NETO , LUIZ ROBERTO BELATINI