XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

A atuação do enfermeiro na mucosite oral com auxílio de laserterapia para pacientes em Radioterapia

Introdução

A mucosite oral é um dos efeitos colaterais mais comuns do tratamento radioterápico em pacientes portadores de câncer de Cabeça e Pescoço. É uma condição inflamatória da mucosa oral que se manifesta através de eritema, ulcerações, hemorragia, edema e dor, podendo levar até a interrupção do tratamento. O laser de baixa intensidade age como bioestimulador, analgésico, anti-inflamatório e antiedematoso, sendo que a radiação absorvida produz mudanças físicas/químicas, resultando em uma resposta biológica, restaurando o equilíbrio biológico celular e das condições de vitalidade tecidual. A alternativa do laser de baixa potência como agente de prevenção e tratamento nos casos de mucosite oral, vem sendo utilizada como forma de tratamento/cicatrização da mucosite oral e tem obtido respostas positivas do ponto de vista clínico e funcional. A assistência desses pacientes requer a participação ativa do enfermeiro na fase pré-terapêutica, prevenindo e preparando o paciente através de abordagem individualizada baseada em evidências.

Objetivo

Descrever a atuação enfermeiro nos cuidados terapêuticos de pacientes em Radioterapia com mucosite através de laserterapia.

Método

Relato de experiência da assistência de enfermagem para realização de laser de baixa potência na prevenção e na reabilitação da mucosite oral.

Resultados

O enfermeiro na primeira consulta após realização de laserterapia, visualiza a redução da gravidade e de duração da mucosite oral associada à radioterapia. Seus resultados mostraram uma diminuição da dor e uma melhora na habilidade de ingestão.

Conclusão

A terapia com laser de baixa potência parece ser bem tolerado pelos pacientes, eficiente e promissor, mostrando efeitos benéficos durante a abordagem da mucosite oral, melhorando a qualidade de vida dos pacientes durante o tratamento radioterápico, visto que diminui a dor e acelera o processo de cicatrização das lesões. O papel do Enfermeiro radioterapeuta, o conhecimento das complicações orais e possíveis orientações para que possam atuar prevenindo, e cuidando tais afecções nos pacientes portadores de lesões radioinduzidas.

Palavras-chave

Mucosite, Laserterapia, Radioterapia

Área

XVIII Encontro de Enfermeiros Oncologistas em Radioterapia

Autores

JÉSSICA BRINKHUS, BRUNA SCHROEDER MELLO, SIRLENE SOARES FROTA, CAMILA BLANCO CHAGAS