XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTÂNCIA DE TELENFERMAGEM NO SERVIÇO DE RADIOTERAPIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Introdução

No tratamento oncológico de Radioterapia é de extrema importância um plano de orientações aos pacientes. A importância da atuação da equipe de enfermagem durante o período de pandemia busca foco na prevenção e intervenção de reações provocadas pela toxicidade da radiação ionizante. A Telenfermagem integra a Telessaúde, sendo caracterizada pelo uso de recursos tecnológicos para a realização da prática de enfermagem a distância nas dimensões assistenciais e educacionais.

Objetivo

Descrever a intervenção de enfermagem utilizada, para a qualificação da assistência, durante o tratamento radioterápico, com a Telenfermagem no período de pandemia.

Método

Relato de experiência sobre a atuação do enfermeiro na teleconsulta, durante o tratamento radioterápico.

Resultados

Durante o período de pandemia, a necessidade de evitar aglomerações e diminuir o tempo de exposição no hospital, sem alteração no quantitativo de pacientes em tratamento, fez com que a consulta de enfermagem evoluísse, aliando-se a tecnologia. Na teleconsulta de enfermagem, utilizou-se as tecnologias como chamadas de vídeo ou ligações telefônicas, garantindo o atendimento a distância, orientações e preservação dos pacientes e seus familiares. Em nossa experiência, o enfermeiro elabora o plano assistencial e implementa na consulta de acordo com os protocolos pré-estabelecidos. Na nossa experiência, mantivemos o apoio assistencial, proporcionando cuidado efetivo e seguro ao paciente, conseguimos fortalecer laços e apresentar resolutividade as necessidades individuais dos pacientes. Proporcionou-se um ambiente para que os pacientes pudessem expor seus medos e suas dúvidas, quanto à radiação e seus possíveis efeitos colaterais. A teleconsulta de enfermagem é uma ferramenta estratégica, principalmente na pandemia e demonstrou ser efetiva no atendimento das demandas e cuidados aos pacientes.

Conclusão

O Telenfermagem prioriza a utilização de tecnologias de comunicação e informação de fácil acesso e manuseio, além de custo baixo. Esta prática está focada em amenizar o enfrentamento do tratamento, conscientizar e educar o paciente e seus familiares ao autocuidado, sendo este essencial para um bom resultado durante o período de realização das sessões de radioterapia.

Palavras-chave

Consulta de enfermagem, Radioterapia e Telenfermagem

Área

XVIII Encontro de Enfermeiros Oncologistas em Radioterapia

Autores

JÉSSICA BRINKHUS, BRUNA SCHROEDER MELLO, SIRLENE SOARES FROTA, CAMILA BLANCO CHAGAS