XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

Análise do fator output para campos pequenos utilizando as câmaras de ionização Semiflex e Razor

Introdução

Na radioterapia existem etapas a serem cumpridas antes da entrega de dose aos pacientes. É necessário medir dados reais do feixe de radiação e comparar com o sistema de planejamento utilizado. Uma dificuldade desse processo é medir campos de radiação considerados pequenos (<3x3 cm²), pois pode haver perda de equilíbrio de partículas lateral, oclusão parcial da fonte e efeitos de perturbação. Então, a escolha do detector e consequentemente o seu volume sensível pode influenciar diretamente nos resultados obtidos.

Objetivo

Analisar o fator output para campos pequenos utilizando a câmara de ionização semiflex e a câmara de ionização razor e comparar com a literatura.

Método

Foram utilizadas as câmaras de ionizações semiflex (PTW), com volume sensível de 0,125 cm³, e razor (Iba), com volume sensível de 0,01 cm³. Todas as medidas foram realizadas utilizando o acelerador linear Trilogy da Varian Medical Systems, um fantoma de água de 40x40x40 cm³ com água, SSD= 95 cm e profundidade de 5 cm. A energia escolhida foi 6MV. Os campos medidos foram de 1x1 cm² até 10x10 cm² e as medidas foram normalizadas para o campo 10x10 cm².

Resultados

Utilizando a câmara de ionização razor, os valores para o fator output foram de 0,876 para o campo 3x3 cm², 0,835 para o campo 2x2 cm² e 0,719 para o campo 1x1 cm², sendo esse último o de maior diferença com a literatura, com 1,2%. Para a semiflex, os valores para o fator output foram de 0,696 para o campo 1x1 cm². Em comparação com a semiflex, as medidas da razor ficaram mais coerentes com a literatura.

Conclusão

O fator output representa a mudança do espalhamento com relação ao tamanho de campo. O volume sensível do detector e a precisão no posicionamento podem levar a medidas significativamente diferentes quando medimos campos pequenos de radiação. Por isso, é de suma importância que esse processo seja feito com cuidado, tanto na execução quanto na interpretação dos resultados.

Palavras-chave

fator output, campos pequenos, câmara de ionização

Área

XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Autores

MAYARA TIEMI TAKEDA PRATA, PATRICIA SBARAINI, CRISTIANO TEIXEIRA REMEDY, GABRIELLE FUMACO FLORES, LUCAS OST DUARTE, GIULIA RITA DE SOUZA FAÉS