XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

Equivalência de sistemas do IC Profiler™ e da dosimetria em água na caraterização de feixe de fótons segundo tolerâncias do TG 142

Introdução

Os benefícios dos detectores planares perante à caracterização e a análise de feixes são a praticidade, agilidade na montagem, tempo de feixe reduzido, boa resolução e medidas simultâneas em diferentes posições do feixe. Considerando as vantagens dos detectores planares na otimização de recursos nos serviços de radioterapia com um programa de controle de qualidade extensivo, foi colocado em discussão a equivalência das caracterizações do feixe de fótons feitos pelos dois diferentes sistemas de detecção.

Objetivo

Utilizando critérios do TG 142 (AAPM), o objetivo desse trabalho foi comparar perfis de feixes de fótons e medidas de dose adquiridos em dois sistemas de detecção: câmara de ionização em fantoma de água e o detector planar IC Profiler™ (Sun Nuclear) com placas de água sólida.

Método

Em um acelerador linear (Unique) foi utilizado um feixe de fótons 6MV para realizar medidas com câmara de ionização de volume de 0,125 cm³ (PTW) em fantoma de água e o IC Profiler com placas de água sólida para aquisição de perfis em um campo 20x20cm², configuração SSD, nas profundidades de 1,5 cm, 5 cm, 10 cm e 20 cm. Para a avaliação da dose absoluta no eixo central foi utilizado o protocolo do TRS-398, utilizando câmara de ionização de volume de 0,65 cm³ (IBA). A mesma configuração foi utilizada para aquisição de dose com o IC Profiler e acompanhada com frequência mensal. Com isso, o feixe de fótons foi caracterizado e a comparação das medidas seguiu metodologias e tolerâncias estabelecidas no TG 142.

Resultados

Na avaliação dos perfis os pontos fora do eixo central mostraram variações médias de 0,5%. A análise da simetria teve um desvio máximo de 0,1%, e planura apresentou um aumento sistemático de desvio ao longo das profundidades, sendo o desvio máximo de 0,5% na profundidade 20 cm, indicando uma ótima coincidência entre os sistemas. A dosimetria absoluta no eixo central apresentou ótima concordância entre as medidas com câmara de ionização e o IC Profiler, tendo uma variação máxima de -0,8%.

Conclusão

Os sistemas de medição apresentaram resultados concordantes nas comparações da constância de perfil de feixe e de output de fótons, mostrando a possibilidade de substituição das medidas em água para fins de controle de qualidade, satisfazendo as tolerâncias recomendadas pelo TG 142.

Palavras-chave

Garantia de qualidade; Perfis de feixe; Detectores planares.

Área

XX Jornada de Física Médica

Autores

LEONARDO FERREIRA DA SILVA, LUCAS AUGUSTO RADICCHI, LEANDRO BAPTISTA