XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

ORIENTAÇÕES PARA PACIENTES EM TRATAMENTO RADIOTERÁPICO DE CABEÇA E PESCOÇO

Introdução

O tratamento oncológico dos tumores de cabeça e pescoço demanda de um acompanhamento interdisciplinar focado em cuidado centrado no paciente e seus familiares, pois temos inúmeras efeitos adversos que causam grande perda da qualidade de vida do paciente mesmo após o término do tratamento. Para que possamos realizar um tratamento integral a esses pacientes, quanto mais informações e orientações passarmos para eles, familiares e cuidadores, menos efeitos adversos teremos e o tratamento será realizado sem pausas ou suspensões.

Objetivo

orientar o paciente e os familiares sobre de forma o tratamento radioterápico será realizado, sobre os possíveis efeitos adversos e sobre os cuidados orais que deverão ter antes, durante e após o tratamento de radioterapia.

Método

confecção de um folder educativo sobre orientações para os pacientes de radioterapia de cabeça e pescoço sobre cuidados orais antes, durante e após o término do tratamento.

Resultados

através do folder temos uma maior adesão e entendimento do paciente e familiar sobre os cuidados orais afim de minimizar os efeitos adversos agudos e tardios do tratamento obtendo com isso uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Conclusão

através de uma orientação por escrito e ilustrada vemos que há uma maior compreensão e adesão do paciente tanto aos cuidados como ao tratamento obtendo melhores resultados tanto do ponto de vista clínico como psicológico do paciente.

Palavras-chave

RADIOTERAPIA DE CABEÇA E PESCOÇO

Área

XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Autores

FABIOLA FRANCO LOCATELLI, ALINE MORAES DE ABREU, ANA CAROLINA DE OLIVEIRA LUCIANO, WILLIAM CORRÊA TRINCA