XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

Impacto no fluxo de pacientes que realizaram radioterapia no Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InRad) e no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), devido a pandemia da C

Introdução

O impacto indireto da pandemia COVID-19 nos desfechos do câncer é uma preocupação crescente. No entanto, até que ponto as principais modalidades de tratamento foram afetadas, não está claro. A cirurgia, quimioterapia e radioterapia são os principais procedimentos no tratamento de câncer. Apesar dos departamentos de radioterapia não ter parado o atendimento durante a pandemia, sabe-se que os centros cirúrgicos sofreram grande impacto na sua rotina, pois seus espaços foram adaptados para receber paciente que necessitavam de intubação e essa diminuição de centros cirúrgicos afeta diretamente os tratamentos de radioterapia e quimioterapia.

Objetivo

Nosso objetivo foi avaliar o impacto que a pandemia causou no fluxo de início de tratamento e faltas nos pacientes de radioterapia.

Método

A avaliação foi realizada tomando como base a entrada de pacientes no InRad e ICESP, através do sistema de gerenciamento MOSAIQ®, comum a ambas as instituições, que nos possibilitou realizar o levantamento estatístico do número de pacientes que iniciaram tratamento, bem como, faltas e o mês de entrada de cada paciente.

Resultados

Durante o período de MAIO/2019 a ABR/2020 e de MAIO/2020 a ABR/2021, foi verificado um decréscimo de 25% no número de faltas, ao passo que o número de pacientes tratados se manteve aproximadamente constante, 2660 novos paciente no primeiro período, contra 2679 no segundo, ICESP, e 1461 novos paciente no primeiro período, contra 1398 no segundo, InRad, Dentro do conjunto de dados analisados.

Conclusão

Apesar dos dados obtidos, não mostrarem uma redução significativa no número de pacientes tratados, nos dois períodos analisados, durante o período de 2020 houve um aumento significativo de pacientes que trataram em junho, quando comparado com 2019, em ambos os institutos, o INRAD mostrou um aumento de 46,7%, já ICESP teve um aumento de 86% na entrada de pacientes. Estes dados estão de certa forma atrelados ao programa de contingenciamento da pandemia por parte do governo e as novas formas com que os pacientes passaram a ser encaminhados para o hospital. Em ambos os serviços o número de faltas diminui, provavelmente devido a flexibilização de jornadas de trabalho para muitas profissões, bem como a inclusão de políticas públicas de restrição à circulação e funcionamento de serviços.

Palavras-chave

RADIOTERAPIA, COVID-19

Área

XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Autores

GUILHERME ANANIAS CREMASCO, CAROLINE ZEPPELLINI DOS SANTOS EMILIOZZI