XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

Bolus personalizado produzido em impressora tridimensional para Radioterapia

Apresentação do caso

Paciente 84 anos, encaminhada para avaliação de RT por sarcoma pleomórfico cutâneo fronto temporal direito, com margens comprometidas e progressão de doença em nódulos cutâneos satélites, sem proposta de nova cirurgia pela morbidade e performance da paciente. Inicialmente foi realizado simulação utilizando máscara para imobilização e bolus de cera. Observou - se uma má adaptação do material, pela presença de ar entre o bolus e a pele. Com o objetivo de melhorar a adaptação, um bolus 3D foi impresso a partir de uma TC pós-operatória com 0,5cm de espessura. Proposto tratamento com dose de 60Gy/30 frações de fótons , seguido de boost com elétrons em lesões cutâneas até 70Gy.
Paciente 59 anos, imunossuprimido por transplante renal, portador de carcinoma espinocelular, em pele de orelha direita, submetido à ressecção e encaminhado por margens comprometidas. Foi confeccionado um bolus homogeneizador com cera para o conduto auditivo interno, o mesmo apresentou má adaptação não preenchendo de forma regular o conduto. Sendo assim foi confeccionado um bolus em impressora 3D que proporcionou melhor adaptação e homogeneidade observada em TC de simulação. Foi planejado tratamento inicial com fótons 6MV 27,50Gy/11 frações, seguido de 22,50Gy/9 frações com elétrons 12MeV.

Discussão

A homogeneidade e administração de dose prescrita na pele em algumas áreas podem ser um problema dosimétrico durante a irradiação, pela anatomia da superfície. Para solucionar este problema, são comumente utilizados materiais com densidade equivalente ao tecido, chamado de bolus.
Alguns materiais, como ceras ou folhas de gel nem sempre apresentam um contato perfeito com a superfície, como asa do nariz, orelhas e couro cabeludo, resultando em lacunas de ar, que podem alterar a distribuição de dose. A confecção de um bolus customizado foi proposto para aumentar a homogeneidade e conformidade da dose. Confeccionados em impressoras tridimensionais (3D) estão sendo cada vez mais utilizados na radioterapia (RT), e podem ser impressos a partir de imagens de tomografia (TC). Relato de dois casos em que foram confeccionados bolus por impressora 3D com material Polylactic Acid (PLA) e avaliação dosimétrica.

Comentários Finais

O uso de bolus impressos em 3D resultou em melhor homogeneidade de doses e conformidade com a pele por reproduzir fielmente a estrutura de interesse no tratamento, sem sofrer deformidades e pode ser implementado efetivamente no ambiente clínico para criar bolus altamente conformados para fótons e elétrons.

Palavras-chave

Bolus impresso 3D; Radioterapia; Confecção de Bolus

Área

XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Autores

RITA DE CASSIA ARAUJO ROCHA , BERNARDO PERES SALVAJOLI, LIGIA CASÃO ARTEAGA, JOÃO VICTOR SALVAJOLI