XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

Rotina de tratamento de câncer de mama esquerda com a técnica Deep Inspiration Breath Hold (DIBH) no Hospital do Coração – hcor

Introdução

Segundo o documento Estimativa de Câncer no Brasil, 2020, MS / INCa, o câncer de mama apresenta o maior índice de mortalidade entre as mulheres. Com base no tratamento de câncer de mama, a Radioterapia (RT) indicada após a realização da cirurgia tem apresentado melhor controle local e aumento de sobrevida em estágio. (1)
Para o tratamento de câncer na mama esquerda, a indicação da radioterapia com “Deep Inspiration Breath Hold” (DIBH), apresenta o benefício de reduzir a exposição à área cardíaca, mantendo a cobertura e homogeneidade do volume alvo, para esse tipo de planejamento (2).

Objetivo

Considerando a relevância dessa técnica, esse estudo tem como objetivo descrever o protocolo institucional para esse tratamento.

Método

A metodologia aplicada no estudo caracteriza-se por: a simulação é realizada em um tomógrafo “Big Bore”, slices com espessura de 3 mm, destacando a extensão da cicatriz cirúrgica e, o parênquima mamário. O setup para posicionamento da paciente é decúbito dorsal, com os braços para cima e sobre uma rampa de mama angulada 10º. As marcações da mama são realizadas com a paciente em respiração normal e inspiração, caracterizando assim suas respectivas “marcas” de localização (loc) e tratamento (tto). Durante todo o curso de tratamento, essas marcas são utilizadas para reproduzir o pré-posicionamento da paciente, bem como o monitoramento da mesma durante a irradiação. No que tange à frequência dos períodos de inspiração, esse parâmetro é obtido segundo a capacidade de apneia de cada paciente.
Os tratamentos em DIBH são realizados em hipofracionamento, tendo como modalidade de planejamento para primeira fase e boost, IMRT foward e arco dinâmico respectivamente. Esses planejamentos possibilitam o tratamento com um número menor de unidades monitoras, o que favorece a redução na frequência de períodos de inspiração.
O protocolo que caracteriza essa técnica, se comparado à técnica sem DIBH, contempla informações adicionais, tais como: (a) critérios de inclusão (condição clínica favorável); (b) número maior de “marcas” para reprodutibilidade do tratamento; (c) métodos para treinamento pré-tratamento; (d) monitoramento áudio-visual e, (e) controle, operador dependente, dos períodos de inspiração.

Resultados

Esse protocolo de tratamento foi utilizado em 18 pacientes durante o biênio 2019-2020, tendo como média dos períodos de inspiração entre 20 e 25 segundos.

Conclusão

Mediante a eficácia do tratamento a equipe multidisciplinar propõe a implementação do mesmo, para as pacientes elegíveis.

Palavras-chave

Câncer de Mama Esquerda, “Deep Inspiration Breath Hold”

Área

XVII Encontro de Técnicos em Radioterapia

Autores

JULIANA RODRIGUES PAULA, ALINE REGINA GIANNETTI, DANIELA SILVA OLIVEIRA, CRYSTIAN WILLIAM CHAGAS SARAIVA