XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

DELINEAMENTO DO SISTEMA VESTICULOCOCLEAR NO PLANEJAMENTO DE SCHWANNOMAS: UMA ANÁLISE DOSIMÉTRICA COMPARATIVA E CORRELAÇÃO COM VOLUME E DOSE

Introdução

O Schwannoma vestibular (SV) é a neoplasia mais comum do ângulo pontocerebelar em adultos. Importante aumento na detecção ocorreu com aumento do uso de ressonância magnética (RM), sendo a radioterapia uma opção terapêutica, quando indicado tratamento. A radiocirurgia pode ser indicada em regime de fração única, permitindo idealmente alto gradiente de dose para proteção de órgãos de risco (OR). Para maximizar a proteção destes, o contorno preciso é necessário para assegurar que estes não recebam doses exageradas de radiação.

Objetivo

Não se identificam guias de contornos que sejam amplamente aceitos para o sistema vestibulococlear (SVC) que compreendam os canais semicirculares. Desta forma, foi realizado levantamento retrospectivo com análise dosimétrica comparativa entre o delineamento coclear exclusivo, amplamente utilizado na prática, e o delineamento coclear incluindo o SVC.

Método

Foram delineados, em 13 casos de SV, o SVC (canais semicirculares e cóclea) versus a cóclea propriamente dita. Todos os contornos foram realizados com RM ponderada em T2 volumétrica e as análises feitas no sistema de planejamento. Para investigação da linearidade entre a diferença dosimétrica e o volume tumoral, o coeficiente de Pearson foi realizado. Teste do qui-quadrado foi usado para verificar significância dos fatores dose e volume da lesão.

Resultados

10 pacientes foram tratados com fração única de 12Gy; 2 pacientes em 5 frações com 5Gy e 4Gy; 1 com 28 frações de 1,8Gy. O seguimento mediano foi de 52 meses e o volume médio de lesão foi de 8,02 cm3. Houve uma variação de dose máxima (Dmáx) de -12.78% a + 39.24% e de dose média (Dméd) de -36.85% a +16.23%. A relação entre Dmáx e Dméd e volume não apresentaram significância estatística. A análise de volume/diferença dosimétrica por método de Pearson foi de 1.10 para Dmáx e 1.013 para Dméd, mostrando, assim, ausência de linearidade.

Conclusão

Foi encontrada diferença dosimétrica importante a depender do contorno realizado. A não inclusão do SVC impacta em um aumento de até 39% de dose no sistema coclear, o que provavelmente terá repercussões clínicas. O volume não se correlaciona com possível erro dosimétrico pelo teste qui-quadrado. Assim, independentemente do tamanho da lesão, há possibilidade de dosimetria inadequada. Análise prospectiva com posterior elaboração de um guia de contorno mais preciso se faz necessária.

Palavras-chave

NEURINOMA / SCHWANOMA VESTIBULAR / RADIOCIRURGIA / NEURO ONCOLOGIA

Área

XI Encontro de Residentes em Radioterapia

Autores

FELIPE CICCI FARINHA RESTINI, MARIA THEREZA STARLING MANSUR, LETICIA HERNANDES BRITO, BEATRIZ CUNHA NASCIMENTO, VITOR CUNHA GOMES, ANSELMO MANCINI, SAMIR ABDALLA HANNA