XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

Determinação da Dose Absorvida na Água Usando a Dosimetria Fricke para Feixes de fótons de 6 MV

Introdução

O dosímetro Fricke é um sistema de dosimetria química à base de água (95% em massa) que oferece o potencial de medir a dose absorvida na água em uma geometria arbitrária com perturbação mínima do campo de radiação. Ambas as instituições, Laboratório de Ciências Radiológicas da UERJ (LCR/UERJ) e National Reserach Council Canada (NRC), estudaram o uso da dosimetria de Fricke como um método possível para obter um padrão primário da dose absorvida na água para diferentes fontes de radiação. Porém estas instituições usam métodos diferentes para este propósito. O NCR utiliza bags de polietileno, que têm a vantagem de terem paredes extremamente finas, causando pouca perturbação. E o LCR usa luvas de PMMA, que têm a vantagem de apresentar a mesma geometria de uma câmara de ionização cilíndrica, onde o volume da solução Fricke irradiada é o mesmo que o volume coletor da câmara de ionização de 0.6 cm3.

Objetivo

O objetivo deste estudo é comparar as duas diferentes metodologias para determinar a dose absorvida na água em um feixe de fótons de 6 MV em aceleradores lineares, usando dosimetria de Fricke.

Método

As irradiações foram realizadas em um acelerador linear, com feixes de fóton de 6 MV, e o Sistema de Planejamento de Tratamento (TPS) foi utilizado para estimar a dose de 20 Gy no centro das bags e da luva de PMMA. Foi também irradiada uma da câmara de ionização cilíndrica, tendo em vista que este é o método padraão para a determinação da dose absorvuda na água para aceleradores lineares. Bags e luvas não irradiadas foram preparadas como controle para calcular a dose na solução de Fricke. A dose absorvida na água foi calculada usando um fator (f) de Monte Carlo (MC), que converte a dose na solução Fricke para a dose absorvida na água, sendo f = 0,9989.

Resultados

A dose média absorvida na água nas bags foi de 20,55 ± 0,42 Gy, nas luvas foi de 20,85 ± 0,86 Gy e na câmara de ionização foi de 19,97 ± 0,01 Gy. O resultado encontrado para as luvas com Fricke foi 1,4% diferente do valor das bolsas A diferença entre a dose nas luvas e nas bags foram 4,85% e 2,83% maiores, respectivamente, comparada à dose estimada pelo TPS.

Conclusão

O desvio-padrão da dose absorvida na água para as luvas é o dobro do desvio para as bags, o que mostra que as bags têm melhor repetibilidade. As próximas etapas para este estudo consistem em realizar mais medidas em outros aceleradores lineares, de diferentes fabricantes, e também realizar simulação MC para considerar os diferentes efeitos da geometria.

Palavras-chave

Dosimetria Fricke, Dose absorvida na Água, metrologia das radiações ionizantes

Área

XX Jornada de Física Médica

Autores

CAMILA SALATA, VALQUÍRIA GUIMARÃES, MAÍRA RIBEIRO SANTOS, ANDREA MANTUANO, ARISSA PICKLER, CARLA MOTA, CARLOS EDUARDO DEALMEIDA