XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

DETERMINANTES DE SOBREVIDA EM GLIOMAS DE ALTO GRAU NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DE BANCO DE DADOS

Introdução

Os gliomas de alto grau em sistema nervoso central (SNC) na população pediátrica são entidades raras e com manejo desafiador devido à grande variabilidade de subtipos, localização e modalidades terapêuticas disponíveis, a depender da faixa etária. Informações de sobrevida na população brasileira são escassas.

Objetivo

Descrever as características e a sobrevida dos pacientes pediátricos com diagnóstico de glioma de alto grau em SNC no Estado de São Paulo.

Método

Foram analisados retrospectivamente pacientes menores de 18 anos, com diagnóstico de glioma de alto grau em SNC, através do banco de dados da Fundação Oncocentro de São Paulo, entre janeiro de 1999 e abril de 2020. Variáveis categóricas foram descritas em porcentagem e frequência; análises de sobrevida foram feitas com testes log-rank e Kaplan-Meier. Teste do qui-quadrado foi usado para verificar significância dos fatores. Em todo estudo foi considerado a significância de 0,05 e os dados foram analisados utilizando o Software SPSS 23.0 (IBM, Armonk, NY).

Resultados

570 pacientes foram incluídos na análise. A idade mediana foi 7 anos; 16,5% dos pacientes tinham menos de 3 anos. A maioria (84,5%) era proveniente do Sistema Único de Saúde (SUS) e do sexo feminino (52,2%). A sobrevida mediana foi de 14 meses (p<0,001) e de 22 e 13 meses para maiores e menores de 3 anos, respectivamente (p=0,005). Não houve diferença em relação a sobrevida global dos pacientes tratados SUS e na rede privada (p=0,146). Na análise de sobrevida relativa às modalidades de tratamento realizadas, a combinação de cirurgia e quimioterapia apresentou mediana de 16 meses, ao passo que a combinação de cirurgia, radioterapia e quimioterapia apresentou mediana de 20 meses.

Conclusão

Este estudo, por refletir a realidade brasileira via análise de banco de dados estadual, melhora a compreensão da sobrevida nesta população. Pacientes com menos de 3 anos e tratamento desintensificado estão associados à pior sobrevida.

Palavras-chave

glioma de alto grau pediátrico; sobrevida; prognóstico.

Área

XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Autores

MARIA THEREZA MANSUR STARLING, ALLAN ANDERSON LIMA PEREIRA, SAMIR ABDALLAH HANNA, GUSTAVO NADER MARTA