XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

Radioterapia de resgate no cancer de próstata: fracionamento convencional ou hipofracionamento moderado?

Introdução

Recentes estudos têm apontado que a radioterapia (RT) de resgate produz resultados oncológicos similares, mas com menor toxicidade, quando comparada a RT adjuvante para o câncer de próstata (CaP) submetido a prostatectomia radical (PR) com fatores de risco para recorrência bioquímica. Existem poucos dados disponíveis comparando fracionamento convencional (CONV-RT) versus fracionamento hipofracionado (HIPO-RT) para resgate da recidiva bioquímica após PR.

Objetivo

Comparar o controle bioquímico e a toxicidade tardia gastrointestinal (GI) e genitourinaria (GU) em duas coortes de pacientes tratados com RT de resgate utilizando o CONV-RT vs. HIPO-RT.

Método

Estudo de coorte retrospectivo de uma única instituição, incluindo pacientes com câncer de próstata submetidos a PR que evoluíram com falha do PSA. Na coorte CONV-RT, os pacientes foram resgatados com com dose ≥64 Gy com fração de 1.8-2Gy e na coorte HIPO- RT uma dose de 52.5Gy com fração de 2.625Gy foi utilizado. Os pacientes foram tratados com técnica de IMRT ou 3DRT, incluindo apenas o leito prostático em ambos os grupos. Falha bioquímica pós-RT de resgate foi considerado PSA >0.2 ng/ml. A toxicidade tardia GU é GI foi avaliada pelos critérios do RTOG. A sobrevida livre de falha do PSA foi estimada após o final da RT. Os grupos foram comparados pelo teste de log rank e Quiquadro. Analise multivariada de Cox foi realizada para avaliar fatores prognósticos. Um p <0.05 foi considerado significativo.

Resultados

As coortes foram pareadas para idade, escore de Gleason, % margem positiva, PSA pré-RT e técnica de RT. Após o pareamento dos grupos, 80 pacientes (CONV-RT=40 e HIPO-RT=40) foram incluídos. Com um seguimento mediano de 36 meses, a sobrevida livre de falha do PSA em 3 anos foi 88% vs 77% para HIPO-RT e CONV-RT ( p=0.110). A toxicidade tardia GU e GI grau ≥2 foi 25% vs 5% (p=0.001) e 5% vs 5%(p=0.187). Na análise multivariada margem positiva (p=0.040), persistencia do PSA >0.1 ng/dl (P=0.021), e invasão perineural (p=0.039) foram significativos para falha do PSA.

Conclusão

A HIPO- RT produziu satisfatório controle do PSA com reduzida toxicidade GU em comparação a CONV-RT. Margem positiva, PSA pré-RT foram fatores relacionados à falha do PSA independente do grupo de tratamento.

Palavras-chave

Câncer de próstata; radioterapia de resgate; recidiva bioquímica; hipofracionamento; loja prostática

Área

XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Autores

GUSTAVO VIANI ARRUDA, LEONARDO VICENTE FAY NEVES, ANDRÉ GUIMARÃES GOUVEIA, FABIO YONES MORAES