XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

Radioterapia adjuvante em lipossarcoma desdiferenciado no mediastino: relato de caso

Apresentação do caso

Paciente do sexo masculino, em 2019 apresentou em ressonância magnética lesão expansiva em hemitórax esquerdo. A lesão foi ressecada e a descrição cirúrgica relatava aderência ao pericárdio e nervo frênico, além de extensão para região subcarinal. O laudo patológico evidenciou um lipossarcoma bem diferenciado com menos de 10% de componente desdiferenciado. Foram ressecados 3 fragmentos tumorais, o maior sendo de 31 cm. A ressecção foi fragmentada e não se tem validação das margens. Posteriormente o paciente foi submetido a radioterapia adjuvante, visando redução do risco de recorrência loco-regional. Foi prescrita a dose de 54Gy em 30 frações de 1,8Gy, com sobreposição dos exames pré-operatórios à tomografia de planejamento. Os limites tumorais foram adaptados à condição pós-operatória, sendo delimitado o leito tumoral como a região próxima às estruturas centrais (esôfago, mediastino e pericardio). A tomografia de planejamento envolveu aquisição de imagens em 4 dimensões, para estimar movimento dos tecidos em função da respiração. Utilizou-se IMRT. O paciente segue em acompanhamento com tomografias de controle e não apresentou recidiva da doença até o presente momento (um ano e meio após tratamento). O mesmo não apresentou toxicidades referentes ao tratamento como esofagite, pneumonite e miocardiopatia.

Discussão

O lipossarcoma desdiferenciado tem um maior potencial metastático e de recorrência local. O principal sítio de acometimento é o retroperitônio, podendo ocorrer também em extremidades e raramente em vísceras torácicas bem como mediastino. Devido a sua raridade, não há um consenso sobre qual linha de tratamento a ser seguida. Em se tratando dos sarcomas em geral, o tratamento abrange ressecção cirúrgica ampla com margens negativas em associação à radioterapia em pacientes selecionados (tumores de alto grau, maiores que 5 cm ou margens positivas quando a reabordagem não é possível).

Comentários Finais

Tumores do tipo lipossarcoma que acometem o mediastino tendem a ser maiores e a sua proximidade a estruturas nobres torna desafiadora a abordagem terapêutica envolvendo cirurgia e radioterapia. O racional da radioterapia adjuvante em sarcomas visa aumentar o controle local e técnicas modernas com modulação de feixe são necessárias para evitar toxicidade em órgãos adjacentes. O paciente em questão, até o atual momento, segue sem evidência de doença e tem a qualidade de vida preservada.

Palavras-chave

Lipossarcoma, mediastino, radioterapia adjuvante

Área

XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Autores

LETICIA HERNANDES BRITO, SAMIR ABDALLAH HANNA, MARIA THEREZA MANSUR STARLING