XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

FATORES DE RISCO ASSOCIADOS A CARDIOTOXICIDADE EM PACIENTES SUBMETIDOS A TELETERAPIA PARA C NCER DE MAMA ESQUERDA

Introdução

A radioterapia adjuvante aumenta a sobrevida livre da doença. Porém, esta modalidade ocasiona efeitos adversos de curto a longo prazo, entre eles a cardiotoxicidade. Isto ocorre devido a anatomia e localização da mama ser próxima ao coração, que é considerado um órgão de risco, sobretudo nas irradiações de mama esquerda. Outros medicamentos associados à terapêutica também causam cardiotoxicidade, como o trastuzumabe e as antraciclinas. Logo, os tratamentos associados aumentam o risco de cardiotoxicidade.

Objetivo

Descrever os fatores de risco associados à toxicidade cardíaca induzida por radiação em pacientes submetidos a teleterapia para câncer de mama esquerda.

Método

O estudo caracteriza-se como descritivo exploratório, aprovado pelo comitê de ética em pesquisa. Para a construção da coleta de dados foi utilizado um documento norteador (Expert consensus for multi-modality imaging evaluation of cardiovascular complications of radiotherapy in adults) que indica os nove critérios de risco associados ao desenvolvimento de doença cardíaca induzida por radiação.

Resultados

A amostra foi composta por 16 participantes do sexo feminino que realizaram teleterapia para câncer de mama esquerda com a técnica Radioterapia 3D Conformacional. Toda amostra apresentou dois critérios de risco: irradiação do tórax anterior ou esquerda, e presença de doença tumoral próxima ao coração. Sobre os demais critérios de risco: em relação a dose cardíaca 87% da amostra apresentou dose cumulativa elevada no coração (maior que 30 Gy), 25% da amostra têm idade inferior a 50 anos, 62% da amostra o fracionamento foi maior que 2Gy ao dia, 75% dos participantes realizaram quimioterapia concomitante (principalmente antraciclinas), da amostra 81% dispõe de fatores de risco cardiovascular (diabetes mellitus, tabagismo, obesidade, hipertensão arterial e dislipidemia) e 6% da amostra possui doença cardiovascular preexistente. Sobre o último critério de risco, a falta de proteção de campo de irradiação, nenhum participante foi incluído nesta categoria. Sobre os fatores de risco modificáveis e doenças crônicas, 56% com hipertensão, 31% com dislipidemia e 19% com obesidade.

Conclusão

A identificação dos fatores de risco antecipadamente, permite o monitoramento e avaliação deste paciente, além de possibilitar aos profissionais que atuam no planejamento radioterápico aplicação de medidas que minimizem a exposição cardíaca a indivíduos com risco aumentado

Palavras-chave

Câncer de Mama; Radioterapia; Cardiotoxicidade.

Área

XVII Encontro de Técnicos em Radioterapia

Autores

CHARLENE DA SILVA, KETHYLEN DA SILVA DE JESUS, LETICIA NUNES FAUSTINO, LARA VANDRESEN