Dados do Trabalho
Título
Análise do perfil epidemiológico dos pacientes com neoplasia de pulmão tratados com radioterapia em um hospital no Sudoeste Mineiro
Introdução
No Brasil, o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres (excluindo-se o câncer de pele não melanoma). Ele tem associação com tabaco e seus derivados em cerca de 85% dos casos. A maior parte afeta pessoas entre 50 e 70 anos. O câncer de pulmão pode ser tratado com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, dependendo principalmente do estágio da doença ao diagnóstico.
Objetivo
O presente estudo visa traçar o perfil epidemiológico e as características do tratamento radioterápico dos pacientes portadores de neoplasia pulmonar tratados no setor de radioterapia.
Método
Estudo retrospectivo, descritivo e quantitativo em que foram analisados os prontuários dos casos diagnosticados com neoplasia pulmonar submetidos à radioterapia como parte do tratamento, de janeiro de 2018 a dezembro de 2019, em um hospital referência no Sudoeste Mineiro.
Resultados
O grupo selecionado constituiu-se de trinta e cinco pacientes, um foi excluído devido ao não acesso ao prontuário, todos com estadiamento avançado ao diagnóstico. Dos trinta e quatro prontuários analisados, 73,56% eram homens e 26,47% eram mulheres. A idade média ao diagnóstico foi 66,79 anos. 85,29% eram tabagistas. Em relação ao tratamento, 64,70% fizeram quimioterapia, 61,76% foram submetidos a radioterapia paliativa. Destes, 23,08% não terminaram o número de sessões propostas. 79,41% vieram a óbito.
Conclusão
Com o estudo realizado foi possível traçar o perfil epidemiológico dos pacientes que receberam radioterapia como modalidade de tratamento para neoplasia pulmonar e, assim, em função da alta mortalidade e da alta prevalência de pacientes tabagistas, fica claro que a abordagem dessa neoplasia deve ser feita priorizando a prevenção e diagnóstico precoce.
Palavras-chave
Neoplasia de pulmão; radioterapia; tabagismo
Área
XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia
Autores
LÍVIA PIMENTA ANDRADE