XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

Análise do perfil epidemiológico dos pacientes com neoplasia de pulmão tratados com radioterapia em um hospital no Sudoeste Mineiro

Introdução

No Brasil, o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres (excluindo-se o câncer de pele não melanoma). Ele tem associação com tabaco e seus derivados em cerca de 85% dos casos. A maior parte afeta pessoas entre 50 e 70 anos. O câncer de pulmão pode ser tratado com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, dependendo principalmente do estágio da doença ao diagnóstico.

Objetivo

O presente estudo visa traçar o perfil epidemiológico e as características do tratamento radioterápico dos pacientes portadores de neoplasia pulmonar tratados no setor de radioterapia.

Método

Estudo retrospectivo, descritivo e quantitativo em que foram analisados os prontuários dos casos diagnosticados com neoplasia pulmonar submetidos à radioterapia como parte do tratamento, de janeiro de 2018 a dezembro de 2019, em um hospital referência no Sudoeste Mineiro.

Resultados

O grupo selecionado constituiu-se de trinta e cinco pacientes, um foi excluído devido ao não acesso ao prontuário, todos com estadiamento avançado ao diagnóstico. Dos trinta e quatro prontuários analisados, 73,56% eram homens e 26,47% eram mulheres. A idade média ao diagnóstico foi 66,79 anos. 85,29% eram tabagistas. Em relação ao tratamento, 64,70% fizeram quimioterapia, 61,76% foram submetidos a radioterapia paliativa. Destes, 23,08% não terminaram o número de sessões propostas. 79,41% vieram a óbito.

Conclusão

Com o estudo realizado foi possível traçar o perfil epidemiológico dos pacientes que receberam radioterapia como modalidade de tratamento para neoplasia pulmonar e, assim, em função da alta mortalidade e da alta prevalência de pacientes tabagistas, fica claro que a abordagem dessa neoplasia deve ser feita priorizando a prevenção e diagnóstico precoce.

Palavras-chave

Neoplasia de pulmão; radioterapia; tabagismo

Área

XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Autores

LÍVIA PIMENTA ANDRADE