XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ASSOCIADA À PROCTOPATIA ACTÍNICA EM PACIENTES SUBMETIDOS À RADIOTERAPIA PÉLVICA

Introdução

A radioterapia é amplamente utilizada na abordagem das neoplasias pélvicas; todavia, seus efeitos adversos são significativos e variam desde distúrbios gastrointestinais, urinários e sexuais, até lesões ósseas e dermatológicas. Destes, afetando de forma importante a qualidade de vida dos pacientes, inclui-se a proctopatia actínica, a qual é uma patologia com prevalência provavelmente subestimada.

Objetivo

Avaliar a qualidade de vida associada à proctopatia actínica induzida por radiação em pacientes submetidos à radioterapia pélvica.

Método

Estudo transversal e observacional realizado a partir de uma coorte de 40 pacientes consecutivos que receberam radioterapia pélvica em uma instituição acadêmica. As características clínico-patológicas dos pacientes foram coletadas e os questionários EORTC QLQ-C30 e EORTC QLQ-PRT20 foram respondidos pelos pacientes ao início e ao fim do tratamento. Ambos questionários visam à avaliação da qualidade de vida dos pacientes oncológicos, sendo que o EORTC QLQ-C30 independe da intervenção terapêutica escolhida, enquanto o EORTC QLQ-PRT20 é específico para a proctopatia actínica após radioterapia.

Resultados

Dos 37 pacientes que preencheram os questionários e que foram incluídos no estudo, 29 (78,4%) eram do sexo masculino e apresentavam neoplasia de próstata. No EORTC QLQ-PRT20, a radioterapia pélvica foi associada à piora do controle intestinal (p=0,02), à incontinência anal (p=0,05) e à dor (p<0,01); no EORTC QLQ-C30, ela foi associada à fadiga (p=0,02) e à diarréia (p=0,01). Além disso, os pacientes relataram aumento no número de evacuações por dia (p<0,01). Não houve diferença estatística na qualidade de vida global em pacientes que receberam radioterapia pélvica.

Conclusão

Apesar de os pacientes do estudo não terem apresentado piora da qualidade de vida global, identificamos, através de alguns itens dos questionários, fatores que podem impactar significativamente sua qualidade de vida. Nesse sentido, o questionário EORTC QLQ-PRT20 demonstrou ser uma ferramenta adequada na avaliação da qualidade de vida relacionada à proctopatia actínica, auxiliando no manejo e no monitoramento de eventos adversos relacionados à radioterapia pélvica. Além disso, até o presente momento, há poucos trabalhos que utilizaram este questionário, sendo este o primeiro estudo que o aplicou em uma população brasileira.

Palavras-chave

radioterapia pélvica; proctopatia actínica; qualidade de vida;

Área

XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Autores

GABRIEL TEITELBAUM FRIEDMAN, MARCELA KRUG SEABRA, RAFAELA GOMES DE JESUS, TIAGO PEREIRA DE LEÃO, ALICE SCALZILLI BECKER, MARIANA SAADI DE AZEVEDO, ISABEL GHIRARDI FALKENBERG, LUANA VIEIRA MARGHETI, FERNANDO MARIANO OBST, ANDRÉ POISL FAY