XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

Uso dos cremes de camomila e calêndula na prevenção de radiodermatites agudas em pacientes com câncer de cabeça e pescoço: ensaio clínico randomizado duplo cego

Introdução

A radiodermatite é caracterizada por lesões cutâneas decorrentes da exposição à radiação ionizante, acometendo entre 80-90% dos pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço.

Objetivo

Avaliar a efetividade do uso do creme de camomila em relação ao creme de calêndula na prevenção da radiodermatite aguda em participantes submetidos à radioterapia para câncer de cabeça e pescoço.

Método

Ensaio clínico randomizado, duplo cego, prospectivo, com análise quantitativa. Foram avaliados 23 participantes, aleatoriamente designados para o grupo que fez uso do creme de camomila (n=12) ou para o grupo do creme de calêndula (n=11). A pele no campo de irradiação foi avaliada na primeira sessão de radioterapia, a cada cinco sessões e após 30 dias do término do tratamento, de acordo com os critérios da Radiation Therapy Oncology Group (RTOG).

Resultados

Os participantes apresentaram radiodermatite em todas as avaliações, do grau 1 ao 3, exceto na primeira avaliação. O nível médio mais elevado foi observado, em ambos os grupos, na sexta avaliação (2,10±0,73 no grupo camomila e 2,37±0,51 no calêndula). No grupo camomila, o maior grau de radiodermatite foi o 3, na quinta e sexta avaliações, enquanto no calêndula, o grau 3 foi observado pela primeira vez na sexta avaliação, permanecendo até a oitava. Não houve diferença estatisticamente significativa nos grupos avaliados.

Conclusão

Houve equivalência na efetividade do uso do creme de camomila em relação ao creme calêndula na prevenção de radiodermatites agudas em pacientes com câncer de cabeça e pescoço em radioterapia.

Palavras-chave



Radiodermatite. Camomila. Calêndula.

Área

XVIII Encontro de Enfermeiros Oncologistas em Radioterapia

Autores

DANIELE MACHADO OLIVEIRA ANDRADE, GILBERTO DE ARAÚJO PEREIRA, MAYARA GOULART DE CAMARGOS, DIVANICE CONTIM