Dados do Trabalho
Título
CORREÇAO DE FISTULA RETO-VESICAL ATRAVES DE ABORDAGEM PERINEAL
Resumo
Introdução e Objetivo :
A neoplasia maligna da próstata é a mais frequente na população masculina brasileira, e a prostatectomia radical é recomendada para aqueles com doença localizada e expectativa de vida maior que 10 anos. A lesão retal nesta cirurgia é uma complicação rara, porém grave, que pode resultar em uma fístula reto-anastomótica.
A taxa de resolução espontânea é baixa e os índices de recidiva são altos: é fator muito desgastante para a qualidade de vida, portanto é necessária escolha cuidadosa da técnica.
Neste vídeo apresentamos o caso de um paciente de 72 anos submetido a uma prostatectomia radical por adenocarcinoma de próstata GLEASON 7 (4+3), que evoluiu com fístula reto-vesical, necessitando correção cirúrgica, feita por abordagem perineal, apresentando resultados muito satisfatórios, sem evidência de recidiva.
O presente caso tem como objetivo relatar a técnica de correção de fístulas reto-vesicais por meio de abordagem perineal e seus benefícios para o sucesso da operação e qualidade de vida dos pacientes.
Método
Trata-se de um vídeo de relato de caso de paciente do sexo masculino, de 72 anos, com fístula retovesical por complicação de prostatectomia radical.
Com o paciente em posição de litotomia, é realizada uretroscopia, cistoscopia e correção da fístula reto-vesical por abordagem perineal.
Conclusão
A correção cirúrgica das fistulas reto-vesicais é a base do tratamento e pode ser abordada por diferentes vias, porém apresenta altas taxas de recidiva e morbidade. Neste vídeo, relatamos uma abordagem perineal com resultados satisfatórios, sem recidivas, mostrando-se uma abordagem extremamente eficaz para o reparo destas fístulas.
Palavras Chave
fistula; perineal; paciente
Área
Geral
Categoria
Estudos experimentais
Autores
João Victor Braz Scarpa Mariano Pereira, Bruna Do Nascimento Santos , Bruno Romero, Rafael Bali Moreira, Felipe Sandoval, João Guilherme Brunca, Luis Gustavo Morato de Toledo