CPU 2024

Dados do Trabalho


Título

Enucleação Endoscópica da Próstata com Thulium Pulsado vs Holmium: Análise comparativa de resultados peri e pós-operatórios durante a curva de aprendizado de residentes de urologia

Resumo

A curva de aprendizado é um dos obstáculos para a adoção da enucleação endoscópica da próstata (EEP) com Laser no tratamento cirúrgico da hiperplasia prostática benigna. Nos últimos anos, avanços tecnológicos têm buscado facilitar o aprendizado, e entre os principais, destacamos o laser Thulium RealPulse® (Dornier MedTech). Estudos comparativos das curvas de aprendizado em EEP com diferentes tecnologias são escassos.
Avaliamos dados peri e pós-operatórios durante a curva de aprendizado da EEP com Laser Thulium pulsado com a tecnologia RealPulse® (ThuLEP-RP) e da EEP com Laser Holmium (HoLEP) em residentes de Urologia do segundo ano sem experiência com os métodos.
Conduzimos uma análise retrospectiva de um banco de dados coletado prospectivamente dos primeiros casos de ThuLEP-RP e HoLEP realizados por 5 residentes entre maio de 2023 e maio de 2024. Foram avaliados: idade, níveis de antígeno prostático específico, peso da próstata na ultrassonografia, peso do tecido ressecado, tempo de operação, velocidade de ressecção (VR), taxa de ressecção (TR), ocorrência de lesões capsulares, complicações perioperatórias e taxas de Incontinência Urinária de Esforço (IUE) e de Urgência (IUU).
Foram realizados 42 EEP, sendo 20 ThuLEP e 22 HoLEP. Dos 05 residentes participantes, 04 realizaram HoLEP e 02 realizaram ThuLEP, sendo que cada residente realizou de 05 a 15 cirurgias (média 8,4). Não houve diferença significativa quanto a idade dos pacientes (75 vs 80a, p 0,47), PSA pré-operatório (4,66 vs 5,83ng/mL, p 0,357) e peso prostático (75,6 vs 80,5g, p 0,479) nos grupos ThuLEP-RP e HoLEP, respectivamente. Não houve diferença estatística entre peso de tecido enucleado (57 vs 49g, p 0,283) e a TR (69% e 64%, p 0,476). Casos de ThuLEP-RP tiveram maior VR média (0,58 vs 0,42g/min, p 0,04) e menor tempo cirúrgico (89 vs 140 min, p < 0,0001). Ambas técnicas mostraram correlação positiva e linear entre o número de procedimentos realizados e a VR média, sendo a melhora de forma simétrica nos dois métodos. Taxas de lesões capsulares (25% vs 22%, p 0,862), IUE (15% vs 09%, p 0,554) e IUU (15% vs 13%, p 0,899) não demonstraram diferenças significativas em ThuLEP e HoLEP respectivamente.
Com a média de 8 casos por residente, foi observado uma correlação linear significativa do número de casos com a velocidade de ressecção em ambos os métodos. No entanto, o ThuLEP-RP revelou maior eficácia com relação à VR e tempo cirúrgico. As taxas de complicação foram semelhantes entre os métodos.

Palavras Chave

Enucleação Endoscópica da Próstata; Thulium; ThuLEP-RP

Área

Geral

Categoria

Coortes retrospectivas ou prospectivas

Autores

Henri Luiz Morgan, Gabriel Eufrásio da Silva, Danilo Castro Nagato, Oswaldo Oliveira Neto, Ricardo Haidar Berjeaut, William Carlos Nahas, Alberto Azoubel Antunes