CPU 2024

Dados do Trabalho


Título

Endourologia e litíase renal: o contraste entre o público e o privado

Resumo

Introdução: A nefrolitíase é uma doença altamente prevalente na população, independentemente se o paciente utiliza o sistema de saúde suplementar ou público. Atualmente, o tratamento dessa doença demanda equipamentos e insumos que influenciam o custo dos procedimentos. Neste contexto seria esperado que haja diferenças nas condutas de urologistas que atuam nos diferentes cenários.
Objetivo: Avaliar as diferenças nas condutas cirúrgicas para o tratamento de cálculos renais em ambiente de saúde pública em comparação com a saúde suplementar e privada.
Método: Os membros da SBU receberam questionário via correio eletrônico para indicar sua atuação no sistema público ou privado. As respostas sobre condutas terapêuticas foram comparadas nos dois grupos de urologistas.
Resultados: O questionamento obteve 815 respostas, a maioria (79,02%) tem majoritariamente atuação no sistema privado de saúde. Houve diferença na realização de ureterorrenolitotripsia flexível (f-ULT) pelos profissionais que atuam no serviço público em relação aos profissionais que atuam em serviços privados (73% x 95,7% -p<0,05). A principal justificativa para esta divergência foi a falta de material para f-ULT no sistema público em comparação ao sistema privado (p<0,05). Nos cálculos menores que 10 mm, os urologistas que atuam no sistema público indicaram principalmente a litotripsia extracorpórea (LECO), em contraste aos urologistas de setor privado que indicaram f-ULT(64,9% x 31,2%- p< 0,05).
Conclusão: Os urologistas com maior atuação no sistema público utilizam a LECO com principal técnica para cálculos menores que 10 mm, em contraste aos urologistas que atuam majoritariamente em serviço privado, que indicam com maior frequência a f-ULT. A principal justificativa é a falta de equipamentos e insumos nos serviços públicos.

Palavras Chave

ureterorrenolitotripsia flexível; Saúde Pública; LECO

Área

Geral

Categoria

Estudos transversais

Autores

Diego Pucharelli Resuto, Rafael Haddad Astolfi, Gustavo Freschi, Alex Elton Meller