Dados do Trabalho
Título
Mobilização Total de Corpos Cavernosos para pênis insuficiente: resultados a curto e médio prazo
Resumo
Introdução:
A genitália masculina é um símbolo de masculinidade, e um pênis insuficiente, inapto à penetração, pode causar morbidade psicológica e disfunção sexual. A técnica de mobilização total dos corpos cavernosos (TCM) é utilizada para reconstrução peniana em casos de amputação ou micropênis, visando restaurar a função sexual e a aparência do órgão sem necessidade de prótese.
Objetivo:
Avaliar os resultados a curto e médio prazo da TCM em pacientes com pênis insuficiente, descrevendo e analisando seus impactos nos âmbitos urinário, sexual e qualidade de vida.
Método:
Foi realizado um estudo descritivo, retrospectivo, do tipo corte transversal, com 8 pacientes diagnosticados com pênis insuficiente e elegíveis à TCM. Foram incluídos homens cis ou transgêneros entre 18 e 60 anos. Os parâmetros analisados incluíram dados clínicos, sintomas urinários, função erétil utilizando o International Index of Erectile Function (IIEF5), e qualidade de vida através do 36-item Health Survey (SF-36).
Resultados:
Dos 8 pacientes, a média de idade foi de 29 anos ± 12. Sete dos pacientes (87,5%) passaram por cirurgia genital prévia, sendo os diagnósticos de carcinoma espinocelular do pênis e a amputação traumática os motivos mais comuns (50%). A maioria dos pacientes (75%) tinha função erétil preservada antes da cirurgia, mas 75% não conseguia penetração. Após a TCM, todos os pacientes relataram satisfação com o comprimento e aparência do pênis, 100% dos pacientes cursaram com ausência de disfunção erétil (IIEF-5 >21) e todos conseguiram penetração, com apenas dois pacientes relatando dificuldades. Nenhum paciente apresentou sintomas urinários antes ou depois da cirurgia. Complicações cirúrgicas foram mínimas e gerenciáveis (Clavien I) em um paciente. A qualidade de vida mostrou-se elevada com a maioria dos domínios avaliados no SF-36 apresentando valores médios maiores que 80, tendo apenas os domínios de aspectos sociais e aspectos emocionais com médias < 80.
Conclusão:
A mobilização total dos corpos cavernosos mostra-se uma técnica promissora para o tratamento de pênis insuficiente, com resultados positivos a curto e médio prazo em termos de função erétil, função urinária e melhora da qualidade de vida do paciente. Estudos prospectivos são necessários para confirmar a durabilidade desses benefícios e para avaliar o impacto da TCM em uma população maior e mais diversa.
Palavras Chave
disfunção sexual; reconstrução peniana; Qualidade de Vida
Área
Geral
Categoria
Estudos transversais
Autores
Gilberto Dauricio Silva Leite, Luiz Filippe Vago Pereira, Emanoel Nascimento Santos, Lucas Teixeira Aguiar Batista, Ubirajara de Oliveira Barroso Júnior