CPU 2024

Dados do Trabalho


Título

Evolução clínica de pacientes com tumores renais submetidos a vigilância ativa em um hospital terciário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Resumo

Introdução:

O avanço dos métodos de diagnóstico por imagem aumentou a detecção de massas renais e possibilitou o acompanhamento daquelas massas renais pequenas, de características indolentes, com o intuito de preservar os rins, evitar a morbidade dos procedimentos sem afetar as taxas de progressão e mortalidade pela neoplasia. Entretanto, em centros de grande volume e com escassez de recursos, a vigilância ativa ainda impõe grandes desafios.

Métodos:

Análise retrospectiva de pacientes submetidos ao protocolo de Vigilância Ativa para massas renais no período de 2015 a 2023. Foram avaliados parâmetros clínico-radiológicos como: característica, tamanho inicial e crescimento da massa, número de exames de imagem realizados durante o período de seguimento, progressão da doença e falha na vigilância ativa.

Resultados:

Quarenta e três (43) pacientes foram manejados de forma conservadora inicialmente, com um período de seguimento médio de 49 meses (7 - 159). Vinte e seis pacientes (60%) eram do sexo masculino, idade média de 60,5 anos. As lesões eram de característica sólida em 58% dos casos, com tamanho médio inicial de 2.4 centímetros (0,7 - 11,7).
Durante o período de seguimento, foram realizados em média um (1) exame de imagem por ano. Sete pacientes (16%) interromperam a Vigilância Ativa: 5 pacientes (11%) por progressão da lesão, 1 paciente (2,3%) por perda de seguimento e 1 (2,3%) por desejo próprio. Todos os tumores que progrediram foram submetidos à intervenção (4 nefrectomias e 1 radioablação) e tiveram histologia compatível com Carcinoma Renal de Células Claras.

Conclusão:

A vigilância ativa para neoplasias renais em hospitais do Sistema Único de Saúde de grande volume e com recursos escassos é segura e factível de ser realizada, apresentando resultados oncológicos semelhantes aos de países desenvolvidos.

Palavras Chave

Vigilância Ativa; Câncer de rim; Rim

Área

Geral

Categoria

Coortes retrospectivas ou prospectivas

Autores

Igor Furlan Cella, Tiago Aparecido Silva, Pedro Rodrigues Beal, Vitor Bonadia Bounfiglio, Luciana Saboya Brito Dal Col, Renato Meirelles Mariano Costa Jr, Felipe Olenski Gilli, Yuri Letzio DI Giulio., Marcos Vinicius Sadi