CPU 2024

Dados do Trabalho


Título

Influência da curva de aprendizado nos desfechos perioperatórios em pacientes submetidos a HoLEP: Uma coorte retrospectiva em centro único

Resumo

Introdução: HoLEP é um procedimento minimamente invasivo utilizado para o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna. É realizado com o objetivo de remover, com holmium laser, o adenoma prostático que atrapalha o fluxo urinário. Entretanto, embora seja um procedimento inovador e benéfico para o paciente, esse apresenta considerável curva de aprendizado.

Objetivo: Analisar o impacto da curva de aprendizado nos desfechos perioperatórios em pacientes submetidos ao HoLEP.

Métodos: Coorte retrospectiva unicêntrica entre agosto de 2021 e maio de 2024. Foram analisados 154 pacientes submetidos ao HoLEP por um mesmo cirurgião. Os pacientes foram divididos em 2 grupos: os 50 primeiros pacientes (Grupo 1) e os 104 últimos (Grupo 2). Os pacientes que possuíam dados faltantes foram excluídos. As variáveis analisadas foram: Δ do IPSS, Presença de Disúria Pós-operatória, Tempo com Disúria, Tempo de Cirurgia, Energia Utilizada, Peso Retirado por Minuto (PRM), Porcentagem da Próstata Retirada e Redução Clinicamente Significativa (>= 8 pontos) do IPSS. Foi utilizado o teste U de Mann Whitney para analisar a associação entre as variáveis contínuas e Qui-Quadrado para variáveis categóricas. A correlação foi avaliada utilizando-se o teste de Spearman. A análise da acurácia foi analisada através da capacidade discriminatória e de predição. Essas, analisadas a partir da área abaixo da Curva ROC (AUC).

Resultados: As medianas de IMC, Idade, Peso da Próstata, PSA e IPSS pré-tratamento foram, respectivamente: 27,07kg/m2 (IQR 25,02- 29,35), 67 anos (IQR 64-73), 90g (IQR 70-115), 3,75ng/ml (IRQ 2,02-5,77) e 24 (IQR-19,00-29,00). Não houve heterogeneidade entre os grupos. O tempo de cirurgia, PRM, Δ do IPSS, energia, presença de disúria, bem como o número de dias da permanência desse sintoma estão associados com a curva de aprendizado delimitada, todos com p<0,001. Houve correlação entre disúria (R= -0,380; p<0,001), PRM (R= 0,310; p<0,001) e Δ do IPSS (R= -0,339; p=0,005) em relação a curva de aprendizado. A curva de aprendizado foi acurada para a predição de disúria (AUC=0,778; p<0,001), sendo o ponto de corte 42 cirurgias (sensibilidade 71,43%; especificidade 82,83%).

Conclusão: A curva de aprendizado da HoLEP tem impacto na presença de persistência de disúria pós-operatória, no Δ do IPSS, na energia, no tempo de cirurgia e no PRM, sendo estabelecido um ponto de corte de 42 cirurgias para a predição de disúria.

Palavras Chave

Curva de Aprendizado; HoLEP; HPB

Área

Geral

Categoria

Coortes retrospectivas ou prospectivas

Autores

Antônio Vítor Nascimento Martinelli Braga, Felipe Santos Marimpietri, Anderson Luiz Pimentel Ferreira, Ana Luisa Oliveira Amaral Alves, Arthur Guimarães Freitas, Pedro Macedo Beltrão, Filip Messias Santana Prado, Rafael Tourinho-Barbosa, Lucas Teixeira Batista