CPU 2024

Dados do Trabalho


Título

Estudo prospectivo, randomizado, de Elevação Uretral Prostática versus terapia farmacológica combinada para homens com LUTS-BPH. (CombLift)

Resumo

A Elevação da Uretra Prostática (PUL - Prostatic Urethral Lift) é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva em que pequenos implantes mantêm a luz prostática aberta, aliviando a obstrução e melhorando o fluxo urinário. É uma opção incorporada pelas diretrizes das principais sociedades científicas urológicas para homens com LUTS-HPB e próstatas com menos de 80ml. É um procedimento minimamente invasivo e pode ser realizado em regime ambulatorial ou hospital-dia. Preserva a função sexual e tem um tempo de recuperação mais curto, com menos efeitos adversos do que os tratamentos cirúrgicos tradicionais. Resultados clínicos demonstram que o tratamento com o PUL oferece uma melhora rápida e significativa de sintomas de LUTS, fluxo urinário e qualidade de vida, e que se mantem por pelo menos 5 anos, além de evitar complicações tipicamente associadas a outros procedimentos para tratamento de HPB. Trazemos aqui nossa experiência com o uso de PUL no tratamento de 22 pacientes com hiperplasia prostática benigna. Parte da amostra aqui representada (10 casos) faz parte de uma pesquisa clínica randomizada mais ampla, ainda em andamento, que visa comparar terapia farmacológica combinada com PUL no controle dos sintomas LUTS. Nesta etapa, apresentaremos resultados parciais obtidos ao longo do seguimento destes pacientes por 3 meses, incluindo especificidades técnicas relativas à cirurgia, como tamanho prostático e número de implantes empregados, além de dados referentes a melhora clínica (urofluxometria e questionários validados como IPSS e IIEF-5) e taxas de retratamento.

Palavras Chave

HPB; LUTS; UROLIFT

Área

Geral

Categoria

Estudos randomizados controlados (RCT)

Autores

ARNALDO AZOUBEL ANTUNES, YURI SOUZA BOTELHO, CRISTIANO MENDES GOMES, WILLIAM CARLOS NAHAS, OSWALDO OLIVEIRA NEDO, VICKTOR BRUNO PEREIRA PINTO, FABIANE ZIANOV ROXO