CPU 2024

Dados do Trabalho


Título

A verdadeira curva de aprendizado para cistectomia radical aberta

Resumo

Conflito de interesse: Os autores não têm interesses financeiros a declarar.
Declaração de Financiamento: "Os autores declaram que não receberam fundos, subsídios ou outro suporte durante a preparação deste manuscrito."
Resumo
Introdução: O câncer de bexiga é uma doença letal, sendo o quarto tipo mais comum de câncer na América.
Objetivos: Este estudo tem como objetivo avaliar a evolução de residentes de urologia do segundo ano, ao longo de um ano, realizando cistectomia radical aberta e derivação urinária para estabelecer a curva de aprendizado para a cirurgia.
Pacientes e Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo de 132 pacientes submetidos a cistectomia radical aberta com derivação urinária, realizada em um hospital público de alta complexidade no estado de São Paulo, no período de 16 de janeiro de 2014 a 30 de dezembro de 2020.
Resultados: Neste estudo, a idade média dos pacientes foi de 63,7 anos, sendo 78,7% do sexo masculino. O tempo cirúrgico médio foi de 281 minutos. A perda sanguínea média estimada foi de 783 ml, enquanto a quantidade média de transfusão avaliada pelo número de bolsas foi de 0,96. A mediana de internação hospitalar foi de 10 dias.
Conclusão: A curva de aprendizado para residentes de urologia baseia-se em dois pilares: quantidade e periodicidade. Observamos que após realizar oito cistectomias radicais abertas, o médico residente passa a apresentar menos complicações pós-operatórias e menor tempo cirúrgico.

Palavras Chave

Bladder cancer cistectomia

Área

Geral

Categoria

Coortes retrospectivas ou prospectivas

Autores

Marcos Francisco Dall'Oglio, Lucas Costa de Santana, Andre Henrique Teruaki Kato, Frederico Abreu Azzi, Wilton Adriano da Silva Neto, Pedro Henrique Sima Alvares, Renzo Stefenoni Finamore Simoni, Rafaela Piovesan Dall'Oglio, João Victor Mascarin Bezerra de Lima, Leonardo Gomes Mota