Dados do Trabalho
Título
ESTUDO COMPARATIVO RANDOMIZADO DE CATETER DUPLO J LOOP CUSTOMIZADO X CATETER DUPLO J CONVENCIONAL
Resumo
INTRODUÇÃO
Em procedimentos endourológicos utiliza-se cateter ureteral duplo J, entretanto com muita frequência, estes ocasionam múltiplos sintomas. Analisando os fatores que estão relacionados a estes sintomas, observou que a etiologia da dor está relacionada à extensão do cateter intravesical, sendo então desenvolvido os duplo J tipo loop com redução de material na extremidade distal.
OBJETIVO
Avaliar comparativamente, por meio de estudo duplo cego randomizado, os resultados sobre o Ureteral Stent Symptom Questionnaire (USSQ) da utilização de cateter duplo J convencional e cateter duplo J loop customizado.
METODOLOGIA
Foram incluídos pacientes portadores de litíase ureteral e renal que já tivessem indicação de Ureterolitotripsia rígida ou flexível atentando para os critérios de inclusão e exclusão. Analisamos 111 pacientes divididos em 2 braços, randomizados, um com implante de duplo J convencional (6 fr) e outro com duplo J loop customizado (secção da extremidade distal do duplo J (6fr) e substituição por alça feita com o próprio fio do stent que vem com finalidade utilizar quando se deseja exteriorizar o mesmo). Os pacientes receberam o questionário USSQ (padronizado para avaliação de sintomas ureterais e com versão em português do Brasil) antes do procedimento e 7 dias após estarem com o cateter, quando foi retirado o cateter duplo J. O avaliador dos questionários não teve acesso ao tipo de duplo J utilizado, assim como o paciente não teve acesso ao tipo de duplo J que estava implantado.
RESULTADOS:
Dos 111 casos totais, foram utilizados 51 cateteres customizados e 60 cateteres convencionais. Após análise estatística, foram observados melhores resultados para o cateter customizado na redução de frequência urinaria diurna, sensação de esvaziamento vesical incompleta, disúria e menor uso de analgésicos.
Do ponto de vista de redução de horas trabalhadas devido à presença do cateter duplo J, o modelo customizado também atingiu melhores resultados em comparação ao duplo J convencional. Como desvantagem, observou-se que o cateter customizado apresentou exteriorização uretral em 5 casos (10%) e 2 migrações para o ureter (4%), porém o modelo convencional necessitou de retirada precoce em 2 casos (3,3%) devido a quadro álgico extremo.
CONCLUSÃO
Após análise comparativa utilizando o questionário USSQ, conclui-se que a utilização do cateter duplo J customizado permite melhores resultados, podendo ser uma alternativa até que uma solução melhor seja encontrada.
Palavras Chave
Stent ureteral; Sintomas urinários; Cateter duplo J
Área
Geral
Categoria
Estudos randomizados controlados (RCT)
Autores
Alessandro Vengjer, Ana Luiza Tunes Ortiz, Ramon Sousa Feitosa, Raphael Oliveira Emerick Constantino, Sidney Glina