Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS TESTES DE PROVOCAÇÃO COM MEDICAMENTOS NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA REALIZADOS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA

Resumo

Introdução: As reações adversas a medicamentos (RAM) na população pediátrica são um problema de saúde pública e o teste de provocação com drogas (TPD) é o padrão-ouro para diagnóstico das reações de hipersensibilidade. O objetivo do trabalho é descrever o perfil dos TPD em crianças realizados em um centro de referência em alergia e imunologia.

Métodos: Avaliação retrospectiva dos TPD realizados em pacientes com idade entre 0 e 18 anos no período de 2018 a 2023. Os dados foram avaliados por análise descritiva.

Resultados: Foram analisados 136 TPD, 52,9% em pacientes do sexo masculino e 47,1% do sexo feminino, com mediana de idade de 12 anos (variando de dois a 17 anos). A patologia suspeita mais prevalente foi a hipersensibilidade não alérgica a múltiplos antiinflamatórios não esteroidais (AINES) (n=98; 72,1%), seguida de hipersensibilidade a antibióticos (n=26; 19,1%), notadamente beta-lactâmicos (88,4% dentre o total de antibióticos suspeitos). Dentre as drogas testadas, destacam-se o paracetamol (n=48; 35,3%), o etoricoxibe (n=26; 19,1%), a amoxicilina (n=13; 9,6%) e outros AINES: ibuprofeno, ácido acetilsalicílico e dipirona (esses três, em conjunto, representando 20,6% do total de testes). Apenas oito testes (5,9%) foram positivos, sendo cinco com paracetamol, dois com amoxicilina e um com levotiroxina. Três pacientes (2,2%) apresentaram sintomas subjetivos (dois com amoxicilina e um com etoricoxibe) e serão submetidos a nova provocação.

Conclusão: A hipersensibilidade a múltiplos AINEs foi a patologia mais frequente nessa pesquisa, seguida de hipersensibilidade aos antibióticos. O teste de provocação foi muito importante para descartar o diagnóstico de hipersensibilidade na maioria dos pacientes testados e para encontrar alternativas seguras quando necessário, visto que mais de 90% das provocações foram negativas.

Área

Hipersensibilidade a medicamentos

Autores

Liliane Coelho Vieira, Maria Carolina Pires Lins e Silva Lima, Caroline Maria da Silva Wanderley Gadêlha, Liane Leão De Santana , Luiz Alexandre Ribeiro Da Rocha, Bruno Gonçalves De Medeiros , Natália Saraiva Carvalho Dias Bittencourt, Edjane Burity, Emanuel Sávio Cavalcanti Sarinho, Almerinda Maria do Rêgo Silva