Dados do Trabalho


Título

Segurança e eficácia do metotrexato no tratamento da UCE

Resumo

INTRODUÇÃO: A Urticária Crônica Espontânea (UCE) afeta mais de 1 milhão de brasileiros e causa grande impacto na qualidade de vida. As diretrizes atuais recomendam o uso de anti-histamínicos de 2ª geração como primeira etapa no tratamento, e omalizumabe e/ou ciclosporina para os casos refratários. Porém em algumas ocasiões por dificuldade no acesso a estas drogas, alternativas são sugeridas, como o metotrexato. O objetivo deste estudo é avaliar a segurança e a eficácia do metotrexato no tratamento da UCE.
METODOLOGIA: Estudo prospectivo que selecionou pacientes refratários aos anti-histamínicos e sem acesso ao omalizumabe e ciclosporina. O metotrexato foi prescrito na dose inicial de 10mg e a resposta ao tratamento avaliada pelo teste de controle da urticária (UCT). Avaliou-se eventos adversos clínicos e laboratoriais relacionados ao tratamento.
RESULTADOS: Oito pacientes (com idades entre 17 e 71 anos, sendo 6 mulheres) com UCE, em acompanhamento no ambulatório de Alergia e Imunologia da Unifesp, iniciaram o tratamento com metotrexato entre fevereiro e maio de 2024. Dois pacientes (25%) apresentaram melhora dos sintomas da UCE, com UCT evoluindo de 3 para 16 em um deles, e de 10 para 16 em outro, após cerca de 2 meses de tratamento. Nos demais seis pacientes não houve mudança no UCT, e estes permaneceram sintomáticos e sem controle da doença. Dos oito pacientes em uso do metotrexato somente um deles apresentou sintomas adversos à medicação, evoluindo com intolerância gástrica, impossibilitando a continuidade do tratamento. Além disso um paciente evolui com discreta piora da função renal no tratamento.
CONCLUSÃO: O uso do metotrexato não se mostrou eficaz para controle dos sintomas da UCE na maioria dos casos, porém na ausência de demais opções medicamentosas, pode ser uma opção a ser considerada. Não foram observados eventos adversos que inviabilizassem o uso da medicação. Um número maior de pacientes deve ser avaliado para confirmar os resultados observados.

Área

Urticária e angioedema

Autores

CAROLINNE PAIOLI TROLI, ALEX EUSTAQUIO LACERDA, LARISSA SILVA BRANDÃO, CHAYANNE ANDRADE ARAUJO, DJANIRA ANDRADE, FABIANA ANDRADE NUNES, LUANA CESAR MELQUIADES MEDEIROS, LUIS FELIPE ENSINA