Dados do Trabalho
Título
Perfil clínico e epidemiológico dos pacientes com alergia alimentar em um Hospital de Ensino da Paraíba
Resumo
INTRODUÇÃO: A alergia alimentar é uma resposta imunológica anormal, mediada ou não por IgE, que ocorre após consumo de alimentos específicos, e possui variações clínicas e laboratoriais. É importante analisar o perfil clínico dos pacientes diagnosticados com alergia alimentar, tendo em vista características epidemiológicas e associadas à doença.
MÉTODOS: Estudo descritivo a partir de dados obtidos em prontuário eletrônico de pacientes com Alergia Alimentar atendidos entre janeiro e julho de 2024 em serviço de Alergia e Imunologia de um Hospital de Ensino localizado em Campina Grande na Paraíba. As variáveis analisadas foram: sexo, idade, alimento alergênico, presença de IgE específica positiva e patologias associadas.
RESULTADOS: Foram identificados 22 pacientes, com idade de 8 meses a 55 anos; sendo 21 (95%) crianças e 1 (5%) adulto. Entre eles, 13 (59,1%) homens e 9 (40,9%) mulheres. As alergias mais comuns foram ao leite (13), com IgE específica média de 25 para alfalactoalbumina, 30,6 para betalactoglobulina, 25,6 para caseína e 19 para leite. Três pacientes tinham alergia ao ovo, com médias de IgE específicas de 18,3 ovoalbumina, 14,2 ovomucóide e 6,3 clara de ovo. Dois pacientes tinham alergia à castanha de caju (IgE específica 19,3) e um a amendoim (IgE específica 3,81). Quatro pacientes tinham alergias a frutas (banana, caju e kiwi), com IgE específica de 1,34 para banana e 0,99 para kiwi. Também 3 pacientes com alergia a aveia, sem dosagem de IgE, peixe (IgE 2,3), soja (IgE 3,8) e glúten (IgE 5,76). Além disso, 13 pacientes tinham alguma doença atópica associada a alergia: 61,53% dermatite atópica, 38,46% rinite alérgica e 7,69% asma.
CONCLUSÕES: nota-se uma maior frequência de pacientes com alergia ao leite, seguido do ovo. Destacam-se as alergias a frutas e castanhas, cada vez mais comuns. Quanto ao perfil epidemiológico, a maioria dos pacientes eram crianças, das quais mais da metade possuíam dermatite atópica, mostrando a recorrência dessa associação.
Área
Alergia Alimentar
Autores
Maria do Socorro Viana Silva de Sá, Maria Gabriela Viana de Sá, Maria Cecília Cavalcante Braga, Yasmim Maria Laureano Matos, Jéssica Rafaela Alves do Nascimento, Andressa Gomes da Silva, Mirella Maria Costa e Silva, Clayton Raniere Pequeno de Queiroz Filho, Pryscilla Ferreira Coutinho